Campanha de vacinação contra a febre aftosa se encerra no próximo domingo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/11/2014 às 10:03
Leitura:
Foto: Reprodução/ Internet Foto: Reprodução/ Internet

Neste domingo (30) termina a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco. Até o momento, 45% dos criadores declararam já ter imunizado o rebanho.

O produtor que não realizar a vacinação dos animais será considerado inadimplente e poderá ser multado no valor que varia de R$60 a R$1.500. A multa depende do histórico do criador.

Sobre o assunto, Lorena Gomes conversou com o fiscal estadual agropecuário, José Lopes Júnior. Ele lembrou que a campanha se encerra no próximo domingo, mas que o criador tem até o dia 15 de dezembro para ir a um escritório da Adagro e fazer a declaração da vacinação dos animais, mas a compra da vacina é até domingo. "A partir de domingo a venda passa a ser controlada, ele só vai poder adquirir a vacina com autorização da Adagro", salientou Lopes.

O fiscal aponta que o ideal seria 100%, mas até o fim da campanha a expectativa é que 90% dos animais sejam vacinados. Pernambuco foi reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação, desde o dia 16 de junho de 2014, mas José Lopes não acredita que esse status tenha interferido na quantidade de animais vacinado. "Eu não acredito que eles (criadores) tenham se incomodado. A gente tem feito campanhas educativas tratando justamente do compromisso que a gente passa a ter agora com esse status que Pernambuco tem", avaliou José Lopes.

Confira a entrevista completa:

Mais Lidas