Potencial do Nordeste para gerar energia eólica é "impressionante", avalia administrador do BNDES

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/11/2014 às 13:27
debate  27.11

Nessa quinta-feira (27), o debate da Rádio JC News discutiu o investimento em energia renovável. Para discutir o tema, Antonio Martin Neto recebeu o administrador do departamento regional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Jimmy Lustosa. De acordo com o administrado o setor de energia renovável tem se consolidado no Nordeste, principalmente o setor eólico. "Já são mais de 226 parques instalados no Brasil", detalhou. "Já tem energia eólica sendo conectada na rede em diversos lugares do país", destacou o administrador.

De acordo com Jimmy, a participação do Nordeste, atualmente, na matriz energética é em torno de 4% a 5%. "O Sul do país é um grande gerador de energia eólica, mas o potencial do Nordeste é impressionante", avaliou.

A participação da energia eólica na matriz energética brasileira deve atingir 11% nos próximos dez anos. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, apontou que,atualmente, este é o tipo de energia que mais vai crescer no período depois da hídrica e que a produção no Brasil já ultrapassou a da energia nuclear.

Em agosto, a fonte eólica atingiu a capacidade instalada de 5 gigawatts (GW), o suficiente para abastecer, na média, cerca de 4 milhões de residências ou 12 milhões de pessoas, o que corresponde a uma cidade do tamanho de São Paulo.

Confira o debate completo: