A maior fusão da história do rádio pernambucano está no ar!

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/12/2014 às 6:42

A Amplitude Modulada, ou AM, é uma forma de transmissão de ondas capaz de chegar a longas distâncias. Porém, os sinais têm uma qualidade de som limitada além de sofrer interrupções por conta de vários fatores, como o número crescente de prédios altos, rede de telefonia, ondas eletromagnéticas e muitos outros.

Já a Frequência Modulada, ou FM, oferece maior nitidez. No entanto, tem alcance limitado, com média de 100 km de distância do transmissor.

O pesquisador de rádio, professor e escritor, Fernando Morgado, defende a migração como benefício:



A digitalização é um passo irreversível para o veículo que nos últimos anos vem perdendo audiência. Em novembro de 2013, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto autorizando a migração das rádio das sintonias AM para as FM.

Porém, você ouvinte, teria que esperar bastante tempo, porque essas estações vão ficar entre 76 e 88 megahertz (MHz), a chamada faixa estendida. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação antecipar a migração e seguir a tendência das grandes emissoras de rádio do Sul e Sudeste do País, que já transmitem em ambas as faixas.

A tradição da Rádio Jornal AM 780 agora se une ao conteúdo e a modernidade da JC News, que transmitia na FM 90.3. Vale lembrar que a programação pode ser acessada no site radiojornal.com.br e no aplicativo para smartphones iPhone e Android.

O Superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Rodolfo Tourinho, fala da inovação:


A Rádio Jornal chega agora a FM com a bagagem de mais de 23 anos de liderança no Ibope entre as emissoras que transmitem em AM. Novas vinhetas e chamadas foram produzidas e já fazem parte da grade de programação da emissora.

Os colunistas Simon Franco, Sandra Boccia e Écio Costa vão tratar de temas atuais como empreendedorismo, economia e negócios. Romualdo de Souza e Rafael Souza trazem política e comunicação, além de entretenimento e cultura.

Geraldo Freire continua à Frente da Super Manhã, um dos carros chefes da emissora


Entre as novidades, estreia o Passando a Limpo, dentro da Super Manhã. Geraldo Freire comenta os principais fatos do dia com Graça Araújo, Wagner Gomes e outros apresentadores.

O comunicador da maioria afirma que o momento é de unir o melhor de cada emissora, do lado AM com o lado FM:


Outra estreia da Rádio Jornal na FM é o Edição do Meio Dia, com notícias, trânsito e entrevistas. O âncora Wagner Gomes afirma que é um desafio prazeroso trabalhar na emissora que atende a duas faixas de frequência:


O Balanço das Notícias, com Ednaldo Santos, a partir 16h, está sendo reformulado. O Rádio Livre, com Graça Araújo, às 14h, terá mais informações:


A transmissão simultânea de conteúdo na Rádio Jornal AM e FM teve como experiência bem sucedida o Escrete de Ouro. O coordenador de Esportes e narrador, Aroldo Costa, afirma que a parceria é um marco para a radiofonia:


Nas noites da Rádio Jornal, quando não tiver futebol nem O Fórum Esportivo, com Maciel Júnior, passa a contar com a atração Movimento, completamente renovada e remodelada. Marcelo Araújo vai trazer a síntese dos principais acontecimentos, entrevistas e a opinião do ouvinte pelo telefone e painel interativo.


O gerente de Programação das rádios do Sistema Jornal do Commercio, Carlos Miguel, afirma que a proposta é melhorar ainda mais:


Já Carlos Morais, gerente de Jornalismo das emissoras do Sistema Jornal do Commercio, ressalta o pioneirismo: