HABITAÇÃO

Moradores de Santo Amaro temem a implantação de projeto da Vila Naval do Recife

Postado por Ísis Lima
Postado por Ísis Lima
Publicado em 04/12/2014 às 14:49

Foto: Igo Bione/JC Imagem

Uma audiência no plenarinho da Câmara de Vereadores do Recife atraiu dezenas de moradores do bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, nesta quinta-feira (4). Eles foram oferecer sugestões para o plano urbanístico a ser instalado no terreno da Vila Naval.

No espaço, de propriedade da União, vão ser construídos imóveis, um parque linear e uma área verde de uso público, com a participação da iniciativa privada. A nova área também pretende melhorar a mobilidade, com a construção de novas vias e a ampliação da Avenida Cruz Cabugá.

O secretário de Desenvolvimento e Planejamento do Recife, Antônio Alexandre, apresentou o projeto e ouviu as demandas da população.

Entre os moradores, existe o medo de que a chegada do projeto represente perdas. O líder comunitário, Erderjohnson Pinto, pede mais atenção às localidades vizinhas. "Todo o Recife tá vivendo para um momento muito voltado para o mercado imobiliário", avaliou. "A cidade está muito mercantilística, de modo que a cidade está cada vez mais visando habitações para um determinado segmento da sociedade que pode pagar moradias de luxo em detrimento daquelas comunidades pobres que conquistaram o direito à moradia em condições mínimas mas que é um direito delas", apontou o líder.

O projeto em discussão está sendo confeccionado e ainda não tem previsão para ser concluído.

O movimento Direitos Urbanos está acompanhando o processo de criação do plano de lei para uso urbanístico da vila naval. O engenheiro Leonardo Cysneiros acredita que a iniciativa privada tem que ter atenção as demandas do bairro de mais de 31 mil habitantes.

Após a conclusão do projeto, o documento final será encaminhado apreciação dos vereadores do Recife.

Confira outras informações na reportagem de Rafael Carneiro: