ZONA NORTE

Ato público mobiliza homens pelo fim da violência de gênero

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/12/2014 às 16:58

Nesta sexta-feira (12), o Instituto PAPAI e o Núcleo de Pesquisas Gema/UFPE realizarão mais uma ação dentro da Campanha Brasileira do Laço Branco, desta vez será um ato público no Mercado de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, com início previsto para as 8h. A ação acontece na semana em que se comemorou o Dia Mundial dos Direitos Humanos (10/12), instituído em 1950 pela ONU, em referência ao aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A campanha tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outros movimentos que buscam equidade e direitos humanos, por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

No ato, haverá um trio de forró para atrair a atenção dos feirantes, consumidores e outros transeuntes, e serão distribuídos materiais alusivos à campanha, incluindo fitinhas para punho, adesivos, cartazes a serem afixados nos estabelecimentos locais e leques com informações sobre a Campanha.

Também dentro das ações da Campanha do Laço Branco, o Instituto Papai e Gema desenvolveram um Plano de ação que envolve oficinas com adolescentes e jovens em escolas, ações junto aos trabalhadores do Complexo Suape, ações comunitárias, além de cursos de formação para profissionais que atuam na rede de enfrentamento à violência contra a mulher, pesquisas e diversas outras ações de comunicação.

Números - Estima-se que a cada ano, aproximadamente 66 mil mulheres sejam assassinadas no mundo, e a América Latina tem as mais elevadas taxas de homicídios contra mulheres do mundo. Segundo levantamento do Instituto Sangari, com base em certidões de óbito e da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil acumula mais de 90 mil mortes de mulheres vítimas de agressão nos últimos 30 anos. Atualmente, o Brasil aparece em 7º lugar no ranking dos países com mais mortes de mulheres vítimas de agressão. De acordo com a pesquisa “Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil”, 6 em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica e, na maioria dos casos (80%), é o parceiro (marido ou namorado) o responsável pelas agressões (Fonte: Portal “Feminicidio.net”).

Serviço:

Ato da Campanha Brasileira do Laço Branco

Mercado de Casa Amarela, Zona Norte do Recife

Sexta (12), às 8h

Aberto ao público

Informações: (81) 3271.4804/1420