CAFÉ & CONVERSA

Por que algumas pessoas perdem o sono quando tomam café?

Romoaldo de Souza fala porque a insônia afeta apenas uma parte dos consumidores da bebida

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/12/2014 às 5:51

Em uma rádio universitária de Brasília, um grupo de estudantes e debatedores discutem a quantidade de energéticos que tomam por noite, mas não tinham atentado para a cafeína que tem nesses produtos.

A cafeína exerce nas pessoas diferentes influências. Há quem tome uma xícara de café no meio da tarde e fique sem sono o resto da noite. Há também quem não sinta diferença na qualidade do sono após tomar um cafezinho. Saiba mais na coluna Café & Conversa, com Romoaldo de Souza, desta terça-feira (10).

A cafeína atua no sistema nervoso central e também causa o aumento da produção de suco gástrico, o que é grave para pessoas com úlcera digestiva. Ela também ativa o estado de alerta, pois bloqueia a recepção da adenosina, que é a substância reguladora dos batimentos cardíacos.

Em excesso a cafeína pode causar agitação, ansiedade, dor de cabeça, insônia, também causa a contração das veias e artérias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos. Mas isso, só em excesso, viu?