A partir de março, todos os interessados poderão usar carros elétricos compartilhados

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/12/2014 às 15:31
Foto: Clarissa Siqueira/ Rádio Jornal

A semana tem início com uma grande novidade para os recifenses. Foi inaugurado nesta segunda-feira (15), no Bairro do Recife, o primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos do Brasil.

O sistema é o resultado da parceria entre as empresas de inovação e tecnologia Porto Digital e Serttel, que também implantaram o aluguel de bicicletas na cidade, o Bike PE.

A iniciativa conta com três automóveis alimentados por energia elétrica e que estão disponíveis em três estações de compartilhamento, localizadas nos bairros do Recife e Santo Amaro, nas ruas do Brum, Vasco Rodrigues e rua do Lima.

Como se trata de um projeto-piloto, neste primeiro mês de funcionamento 20 funcionários do Porto Digital foram selecionados para testar os carros elétricos. Eles serão responsáveis por fazer avaliações periódicas do sistema até o mês de janeiro, para que a empresa possa aperfeiçoar a ideia, segundo explicou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

A repórter Vanessa Falcão traz os detalhes:

Os veículos, importados da China, vão ser alugados por meio do aplicativo Porto Leve, o mesmo das bicicletas. A coordenadora do Porto Mídia, Mariana Valença, foi uma das selecionadas e fala sobre a experiência após o primeiro teste. "Ele é bem silencioso e pequenininho. A minha expectativa é chegar mais rápido no trabalho", avaliou.

O diretor de tecnologia do Settel, Alberto Van Drunen, destaca que o carregamento dos veículos é 100% monitorado.

Para utilizar o sistema é preciso pagar uma mensalidade de R$ 30, além de uma taxa extra para cada corrida. Em março, o sistema vai ser liberado para todos os interessados e o projeto ganhará três novas estações de compartilhamento, na praça do Derby, na prefeitura do Recife e na Casa da Cultura. No entanto, o número de automóveis vai continuar o mesmo, até que a iniciativa possa se consolidar.