DIREITOS

Índios protestam contra votação de PEC na Câmara dos Deputados

A medida modifica a autoridade para fazer a homologação das áreas indígenas depois de demarcadas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/12/2014 às 15:02
Foto: Romoaldo de Souza/ Rádio Jornal



Um grupo com cerca de 50 índios de vários povos tenta invadir a Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (16), em protesto contra a votação de uma PEC, proposta que altera a Constituição Federal, e transfere do poder executivo para o Congresso Nacional a autoridade para fazer a homologação das áreas indígenas depois de demarcadas.

Houve conflito com a segurança da câmara, o batalhão de choque foi acionado e um índio atingiu o pé de um policial militar com uma flecha. O policial foi atendido no posto médico e liberado, sem gravidades.

Romoaldo de Souza traz os detalhes:

Representantes da Frente Parlamentar foram chamados e tentaram acalmar os ânimos enquanto na parte de fora do congresso uma comissão está sendo escolhida para ser recebida em instantes no Ministério da Justiça. O ministro José Eduardo Cardoso está intermediando a votação dessa proposta, mas o líder terena, Lindomar, disse que o ministro não representa os movimentos sociais. "É um cara que tem medo de cumprir a lei. É o ministro da injustiça", atacou.