SOLIDARIEDADE

Hemope convoca todos a doarem sangue nas festas de fim de ano

Poucos sabem que os bancos de sangue ficam com os estoques baixos neste período

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/12/2014 às 10:16
Foto: Reprodução/Internet


As festas de fim de ano chegaram e o momento é bastante propício para confraternizações com amigos e familiares. Neste período, a solidariedade também é reforçada e as doações a quem necessida de algo são maiores.

Mas o que poucos sabem é que os bancos de sangue ficam com os estoques baixos neste período. A média de doações do Hemope, por exemplo, é de 290 por semana mas, na última semana, esse número caiu para 200 doações.

É importante não deixar de doar nos períodos festivos, porque há pacientes quem tem a necessidade diária de transfusão de sangue e, também há muitos casos de urgência, como os de vítimas de acidentes ou que vão passar por procedimentos cirúrgicos.

A queda na coleta é uma preocupação, porque pode implicar no não atendimento destes tipos de caso. O Hemope, que fica no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, funciona diariamente, inclusive no natal e no dia 1º de janeiro.

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, estar acima dos 50Kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento original com foto. Os menores de 18 anos deverão ir doar acompanhados dos responsáveis.

O repórter Pedro Souza traz mais informações: