CULTURA POPULAR

20ª Festa de Reis da Casa da Rabeca encerra ciclo natalino

Festa gratuita une tradição religiosa a manifestações culturais tipicamente pernambucanas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 06/01/2015 às 5:47
Leitura:
Foto: divulgação/Casa da Rabeca


Todo dia 6 de janeiro, a Casa da Rabeca celebra o Dia de Reis, unindo religiosidade a manifestações culturais da terra, uma herança do Mestre Salu, ilustre brincante e rabequeiro pernambucano, falecido em 2008. A edição 2015 do evento relembra os 20 anos da tradição e fecha o ciclo natalino da Casa da Rabeca com apresentações de nove grupos musicais. A festa acontece nesta terça-feira (6), é gratuita e começa às 18h.

O Dia de Reis relembra o nascimento de Cristo e a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus no 12º dia após seu nascimento. A tradição católica, proveniente de Portugal, ganha novos adornos em Pernambuco, onde a crença é homenageada por manifestações culturais locais, através dos grupos de Cavalo Marinho. Serão oito grupos, originários de Olinda, Condado, Aliança, Araçoiaba, a se apresentar na Casa da Rabeca.

Além do 20º aniversário, o Dia de Reis da Casa da Rabeca acontece em momento único para a história do Cavalo Marinho, uma vez que o folguedo da Zona Mata do Estado foi, em 2014, eleito Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. “Isso mostra que temos que defender e valorizar as nossas raízes e repassar esse legado para as novas gerações. Esse foi o trabalho que meu pai iniciou e que toda a família tem levado adiante”, comenta Pedro Salustiano, organizador do evento.

A festa ainda terá apresentação do grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada. No palco do espaço, os descendentes do Mestre Salu tocam, representam e dançam, num espetáculo que reúne cores, ritmos e sons que remetem à regionalidade. O Dia de Reis da Casa da Rabeca é realizado com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

SERVIÇO:

20ª Festa de Reis da Casa da Rabeca
Quando: 06 de janeiro (terça-feira)
Local: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Horário: 18h
Entrada e estacionamento gratuitos.
Patrocínio: Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.
Mais informações: 3371-8197

Confira a Programação completa:

Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda
Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda
Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança
Cavalo Marinho do Mestre Batista de Aliança
Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado
Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado
Cavalo Marinho Boi Brasileiro de Condado
Cavalo marinho Boi coroado de Araçoiaba
Grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada

Mais Lidas