Enquanto sistema para carteira digital não é atualizado, população deve tirar documento antigo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/01/2015 às 16:50
Carteira digital é mais segura para o trabalhador
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil



A emissão da carteira de trabalho digital está suspensa desde o dia 13 de janeiro. No entanto, quem tem necessidade de tirar o documento não precisa se desesperar: as agências o trabalho e os postos do Expresso Cidadão estão trabalhando com a carteira manual, que sai na hora.

Em entrevista à comunicadora Graça Araújo, Gilka Melo, técnica da carteira de trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, explica que o novo tipo do documento é mais seguro para o trabalhador, já que é plastificado, a foto é digitalizada e concentra diversas informação como da Receita Federal e do INSS.

Uma equipe técnica trabalha para atualizar o sistema da emissão digital. Nesta quinta (8), no Recife, a Superintendência trabalhou com o sistema antigo e conseguiu emitir alguns documentos digitalizados, já que a rede está instável. Para quem quiser arriscar e ter o documento atualizado, basta comparecer ao órgão das 7h às 9h, quando são distribuídas fichas. Ainda não há previsão de o novo sistema funcionar. O documento antigo sai normalmente.