ENTRETENIMENTO

Mitos, lendas e supertições. Você leva a sério?

O psicólogo Valdenílson Ribas explica que supertições podem gerar doenças. A sexóloga Celine Kirei explica como fazer um streap tease de casal e os especialistas debatem como acreditar em fatos que não tem respaldo científico

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/01/2015 às 9:43
Foto: Luiza Falcão

No domingo (4), Clarissa Siqueira trouxe ao programa Comportamento a temática das superstições. Até que ponto usar roupas brancas, ou de uma determinada cor, na virada de ano pode influenciar o ritmo do ano novo. Por que assimilamos as sementes de romã à riqueza? O que a "Comadre Fulorzinha "e a "Perna Cabeluda" têm de verdade e o que é invenção? Esses e outros assuntos são os temas primeiro do comportamento do ano.

Na entrevista do dia, o psicólogo Valdenílson Ribas explicou até que ponto as superstições e crendices podem influir ou atrapalhar a vida pessoal. De acordo com Ribas, muitas das crendices são invenções dos pais e mães para fazer as crianças terem medo de determinada situação nociva e assim educá-las. Mas atenção, acreditar demais em superstições pode virar doença.

A sexóloga, escritora e professora de artes sensuais, Celine Kirei, é autora de livros como "Pompoarismo, o caminho do prazer" e está lançando o livro "Streap tease, como conquistar um homem". Celine explica quais os caminhos para um bom relacionamento de forma sensual, sem precisar apelar para a vulgaridade.

Na coluna "Meus amores da televisão", Rafael Souza e Clarissa Siqueira conversam sobre as novelas, séries e minisséries que abordam o tema, como Saramandaia (1976/2013), que tinha lobisomens, mulher que provocava incêndios e um homem que virou anjo, e a Indomada (1997), que tinha como foco central das mitologias o cadeirudo. Na coluna "Muito prazer", Silvana Melo fala dos mitos do tamanho do pênis.

No debate do Comportamento, Clarissa Siqueira conversou com o escritor e jornalista, Roberto Beltrão, e o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, César Mendonça. Ouça o programa completo abaixo: