ESCOLAS

Instituto de Pesos e Medidas orienta lojistas sobre material escolar

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 19/01/2015 às 15:02
Foto: Priscilla Buhr / JC Imagem



Apontador, borracha, lápis e régua são alguns dos materiais escolares que constam na portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os produtos devem conter o selo de identificação de conformidade do órgão.

Desde o último dia 13, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), começou a orientar os lojistas que comercializam artigos escolares a venderem produtos determinados pelo Inmetro, contendo o selo de certificação. Os shoppings RioMar, Tacaruna e Plaza foram os primeiros locais a serem orientados pela equipe. Nesta semana, o Ipem vai visitar os shoppings Recife, Guararapes e o Centro da cidade.

A coordenadora da Qualidade Industrial do Ipem, Ana Karla Andrade, confirma que, por enquanto, a fiscalização é apenas orientativa.

Para obter o selo de identificação de conformidade, os itens têm que ser submetidos e aprovados a testes químicos, mecânicos, toxicológicos e biológicos, dependendo do tipo de produto. Até o momento, vários materiais apresentaram irregularidades, ou seja, estavam sem o selo do Inmetro.

O trabalho do Ipem vai seguir durante todo o mês de janeiro. Confira a lista detalhada dos itens que precisam do selo de identificação:
- Apontador;
- Borracha e Ponteira de borracha;
- Caneta esferográfica/roller/gel;
- Caneta hidrográfica (hidrocor);
- Giz de cera;
- Lápis (preto ou grafite);
- Lápis de cor;
- Lapiseira;
- Marcador de texto;
- Cola (líquida ou sólida);
- Corretor Adesivo;
- Corretor em Tinta;
- Compasso;
- Curva francesa;
- Esquadro;
- Normógrafo;
- Régua;
- Transferidor;
- Estojo;
- Massa de modelar;
- Massa plástica;
- Merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios;
- Pasta com aba elástica;
- Tesoura de ponta redonda;
- Tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela)