EDUCAÇÃO

ProUni abre inscrições e Sisu divulga selecionados nesta segunda-feira

Quem ficou de fora da lista de selecionados pode se inscrever para a segunda chamada até o dia 6 de fevereiro

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 26/01/2015 às 6:14
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


A primeira classificação do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, fou divulgada nesta segunda-feira (26). Para acessar, clique aqui: sisu.mec.gov.br/selecionados.

Para ter acesso ao resultado, o estudante precisa entrar no site sisu.mec.gov.br, informar o número de inscrição do Enem e a senha utilizada durante o cadastro. Os candidatos que não forem aprovados ou tiverem passado na segunda opção, podem participar da lista de espera, disponível a partir de hoje até o dia 6 de fevereiro.

Segundo cronograma, a partir de 11 de fevereiro caberá às instituições divulgarem a lista de candidatos aptos a concorrem às vagas ociosas. Cada universidade definirá em qual data essa relação de estudantes será liberada.

Na UFPE, conforme edital disponível na página www.ufpe.br, a convocação sairá dia 20 de fevereiro. Na UFRPE, a previsão é de que seja apresentada mais cedo, no dia 11 ou 12 de fevereiro.

Para Pernambuco, mais de onze mil vagas estão sendo oferecidas, nas Universidades Federal de Pernambuco, Federal Rural de Pernambuco, Universidade do Vale São Francisco, Instituto Federal de Pernambuco e Instituto Federal do Sertão. E as matrículas podem ser feitas a partir da próxima sexta-feira, de acordo com o calendário de cada instituição.

PROUNI - As inscrições para o Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, já estão abertas. Serão oferecidas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Para Pernambuco, o Ministério da Educação vai disponibilizar 4.614 bolsas. As inscrições podem ser feitas pelo site siteprouni.mec.gov.br.

Para se inscrever no Prouni é preciso ter participado do Enem 2014 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação. Para efetuar a inscrição, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Veja abaixo outros pré-requisitos para participar do programa:

– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;

– Estudantes com qualquer tipo de deficiência física ou mental;

– Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.