COMPORTAMENTO

Medos e fobias: o que faz você sair do sério?

Neste programa especial, o Programa Comportamento entrevistou o mineirinho Ique Carvalho, autor de "Faça amor, não faça jogo"

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 09/02/2015 às 6:22
Ique Carvalho. Foto: reprodução/facebook


O Programa Comportamento número 9 foi pensado para falar sobre medos e fobias. E qual é um dos maiores medos do ser humano? O medo de morrer? De ficar só? De não ser correspondido no amor? Sobre este assunto, conversamos com o escritor mineiro, Ique Carvalho, autor de um dos livros mais bem sucedidos dos últimos anos. O programa foi ao ar no domingo (1º).

A ideia de escrever "Faça amor, não faça jogo" surgiu da necessidade de Ique Carvalho - e dos leitores - de unir os textos publicados no blog The Love Code. Os textos, gerelmente em formado de poesia, são inspirados em sentimentos do próprio autor e em experiências próprias. "Sou muito ligado em literatura e gosto muito de escrever. Então eu pensei "vou conversar com o povo de uma forma literária". E acabou que deu muito certo", diz o autor.

Hoje Ique Carvalho tem quase 140 mil seguidores no facebook, além de uma audiência incrível no blog. O texto que leva o mesmo nome do livro tem quase 300 mil curtidas e já foi lido por mais de um milhão de pessoas. Ique ainda se inspira no convívio com o pai, que tem uma doença genética degenerativa, para se escrever os textos. Ouça o programa completo nos players abaixo:

Neste programa sobre medos, a sexóloga Silvana Melo fala sobre um medo muito comum a todos os seres humanos: o medo da primeira vez. E não é só o medo de perder a virgindade não. É o medo da primeira vez com aquela pessoa especial.

Na coluna "Meus amores da televisão", o jornalista rafael Souza fala sobre programas de televisão que utilizavam o medo e a coragem como temas centrais. O "No limite", exibido pela Rede Globo entre 2000 e 2002, com a quarta e última temporada sendo exibidaem 2009, é um dos maiores exemplos. Os comunicadores lembraram ainda o "Linha direta" (1999-2007), "A Favorita" (2008-2009, "Avenida Brasil" (2012), Vamp (1991-1992) e "O Beijo do vampiro" (2002-2003) também foram lembrados.

O debate do programa reuniu o psicólogo Valdenílson Ribas, o psiquiatra e psicoterapeuta Marcelino bandim, e o historiador Felipe Galindo. Uma entrevista especial com o coordenador do Programa Estadual DST/AIDS, François Figueiroa, fala sobre sobre um medo que pode ter efeito muito negativo: a diminuição do medo de ser contamidado pelo vírus e a redução do uso da camisinha.