COBERTURA

SJCC acompanha toda a folia do carnaval de Pernambuco

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 09/02/2015 às 17:14
Equipes estarão a postos com todas as informações do Galo da Madrugada
Foto: acervo JC Imagem


Fortalecendo a integração entre os veículos que compõem o grupo, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação prepara uma cobertura de Carnaval para 2015 ainda mais completa e convergente. Nos dias de momo, os pernambucanos ficarão bem informados sobre tudo o que acontece no período através do Jornal do Commercio, Portal NE10, Rádio Jornal e TV Jornal.

A Rádio Jornal, que já começou a cobertura das prévias carnavalescas há algumas semanas, nesta quinta (12) e na sexta-feira (13) estará cobrindo a abertura do carnaval em Olinda e Recife, respectivamente. Serão mais de cinco dias com a programação totalmente voltada para as notícias relacionadas ao carnaval.

Carlos Moraes, gerente de jornalismo da emissora, explica que esse ano haverá um reforço nas transmissões dos shows musicais que acontecem no Marco Zero: “Vamos ter um estúdio avançado no Marco Zero, transmitindo todos os shows com uma qualidade de som muito superior devido à migração para FM”. O ouvinte agora pode escolher entre escutar a Rádio Jornal no rádio AM, no carro, no smartphone através de aplicativo, ou em qualquer celular com rádio FM. Outro ponto forte será a cobertura do carnaval no interior do Estado, com notícias atualizadas das rádios afiliadas em várias cidades. Tudo que for produzido pela equipe da Rádio Jornal, incluindo fotos e vídeos, estará disponível também no site da emissora.

A partir do próximo sábado (14) até a Quarta-feira de Cinzas, o caderno de Cidade do JC dará espaço para o especial JC na Folia. Com oito páginas, o caderno trará todas as notícias sobre os festejos no Recife, Olinda e cidades do Interior como Bezerros, Pesqueira e Triunfo. Outras notícias de cultura, como cobertura de shows, também estarão reunidas no especial, bem como a coluna social especial de carnaval.

Já no JC Online através do canal JC na Folia, além das reportagens, o internauta poderá conferir toda a programação do carnaval, sabendo tanto o que está acontecendo no momento do acesso quanto a programação completa. O JC TV, canal de vídeos do jornal, terá o reforço de vários repórteres munidos de um iPhone, microfone e tripé. “Nós temos um grupo de jornalistas que foram treinados para captar e editar imagens de qualidade diretamente de um iPhone, tornando a produção de vídeos ainda mais rápida sem perder em qualidade. Eles estarão com pautas especiais no período do carnaval, garantindo uma produção extra pro JC Online. Isso é um incremento a mais que estamos trazendo para nossos leitores”, explica Maria Luiza Borgues, editora executiva do JC.

Este ano, o Portal NE10 irá focar a cobertura nas redes sociais e na produção audiovisual, com mais ilustrações, fotos e vídeos circulando pelo Twitter, Facebook, Instagram e, claro, nas matérias produzidas pela equipe sua equipe multimídia. Tudo estará reunido no Blog de Carnaval. No Facebook, inclusive, o evento “Ei, pessoal, vem, moçada! Carnaval de Pernambuco 2015? criado pelo portal já conta com 8 mil seguidores. “Símbolo do Blog de Carnaval, o galo fazendo ‘selfie’ protagoniza ilustrações em tradicionais pontos da folia do Estado, reforçando a linguagem das redes sociais utilizadas pelos usuários”, comenta Julliana de Melo, editora do NE10.

Os demais blogs do portal também estarão a todo vapor na cobertura. O Blog de Jamildo traz os bastidores do mundo político e o Blog Social cobrirá os mais badalados camarotes e pontos de folia. Já o Blog do Torcedor mantém a programação esportiva, fazendo o acompanhamento do jogo do Náutico em pleno Sábado de Zé Pereira. “Nossa equipe estará distribuída durante os quatro dias de folia, marcando presença nos principais festejos do Recife e de Olinda, assim como em Bezerros, no Agreste do Estado, com a participação do NE10 Interior. Outro destaque será a cobertura diária dos shows noturnos no Marco Zero, com entrevistas, resenhas, fotos e vídeos dos melhores momentos, em tempo real”, adianta Julliana.

Sem dúvida o Carnaval é uma das coberturas mais importantes da TV Jornal. Com anos de tradição nas transmissões ao vivo do Galo da Madrugada, este ano a emissora estará com três pontos de apoio e 7 equipes de reportagem no maior bloco de rua do mundo, além de várias câmeras espalhadas pela folia. Graça Araújo, Luciano Faccioli, Dani Monteiro, Chef Wellington, Rodrigo Asfora e Ciro Bezerra comandam a transmissão, que terá cerca de cinco horas de duração.

Para levar as melhores imagens e notícias aos telespectadores, a TV Jornal contará com cerca de 160 profissionais e reforço nos equipamentos de imagem e som. “Esta é uma cobertura desafiadora por ser bastante longa, onde o objetivo é levar alegria pro folião, com informação, prestação de serviço e dicas de como brincar o carnaval em segurança”, afirma Washington Luiz, gerente de Jornalismo da emissora.

“A descontração dos foliões nas ladeiras de Olinda também será levada ao telespectador da TV Jornal. Domingo, segunda e terça de carnaval, Cinderela e sua trupe estarão fazendo a festa com as brincadeiras e alegria já conhecidas quando se fala da personagem”, adianta Eloísa Felinto, produtora responsável pelo carnaval desse ano. Erilson Gouveia, gerente de produção e programação da TV Jornal, conta ainda que na terça-feira (27), ao meio-dia, haverá o programa especial “Carnaval da Cinderela”, ao vivo. “Cindy vai interagir com os foliões diretamente do sítio história de Olinda, além de apresentar flashes do Galo da Madrugada”, diz.