FOLIA

Carnaval de Olinda começa, nesta quinta-feira, com shows de Alceu Valença e Bonsucesso Samba Clube

Na programação, Maracatu Nação Pernambuco, Claudionor e Nonô Germano

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/02/2015 às 17:44
Foto: Priscilla Buhr / JC Imagem



Ao som dos clarins de momo acontece, nesta quinta-feira (12), a abertura oficial do carnaval de Olinda. O evento, que tem início às 18h, no Palácio dos Governadores, no bairro do Varadouro, vai contar com passistas, orquestra de frevo e uma cerimônia para entrega de placas comemorativas a personalidades que contribuíram, para a consolidação do carnaval na cidade. O secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão Neto, fala sobre a expectativa para a festa.

Este ano, o tradicional festejo tem como tema “Olinda Vestida de Sol”, em alusão a uma das obras do romancista e dramaturgo Ariano Suassuna, que faleceu aos 87 anos, em julho do ano passado.

A peça teatral escrita em 1947 serviu ainda de inspiração para a cenografia da folia de momo. Sob responsabilidade do designer Walther Holmes, o estilo adotado na decoração da cidade foi inspirado na iconografia armorial, difundida principalmente por artistas como Gilvan Samico, Romero Andrade Lima e Dantas Suassuna.

Os shows acontecem no Pólo do Fortim e iniciam às 19h, com a banda olidense Bonsucesso Samba Clube, que faz o lançamento do terceiro CD, intitulado Coração da Boca Sai. A folia continua com apresentações do Maracatu Nação Pernambuco, do cantor e compositor Alceu Valença, de Claudionor Gernano e do autor de frevo de bloco famosos, Getúlio Cavalcanti.

Entre os serviços de infraestrutura e apoio ao folião, a Prefeitura de Olinda vai disponibilizar na sede da guarda municipal da cidade, localizada na Rua Duarte Coelho, número 278, em Santa Tereza, um local para concentrar os documentos perdidos durante o evento.