FOLIA NA HISTÓRIA

Com asas para o frevo, Galo da Madrugada faz desfile inesquecível para milhões de foliões

O homenageado este ano é o caruaruense Carlos Fernando, criador do “Projeto Asas da América”.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/02/2015 às 6:15
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


É incrível pensar que na primeira vez que o Clube de Máscaras Galo da Madrugada percorreu as ruas do Recife levou apenas 65 pessoas. Neste sábado (14), 37 carnavais depois, a maior agremiação carnavalesca do mundo vai atrair milhões de foliões e prepara um espetáculo para ficar na história.

O homenageado este ano é o caruaruense Carlos Fernando, autor de vários sucessos como banho de cheiro. O compositor idealizou o “Projeto Asas da América”, a modernização do Frevo: da roupagem aos arranjos e orquestrações.

A festa começou por volta das 7h, com o café da manhã no Forte das Cinco Pontas para 800 convidados. A tradicional queima de fogos, às 9h, marcou o início do desfile da Travessa do forte a Rua do Imperador. Clarissa Siqueira traz a informação direto do Forte:

Uma das novidades é o novo estandarte nas mãos de Fernando Zacarias, de 71 anos, que é o homem à frente do galo da madrugada:

Entre os seis carros alegóricos, o destaque vai para o abre alas com o Galo de 200 kg que bate asas, canta e gira a cabeça para os lados. São 30 trios elétricos, com atrações variadas de Maestro Spok, que é homenageado do carnaval do Recife, a Nonô Germano passando por João do Morro, Nena Queiroga e Saulo Fernandes.

A repórter Lélia Perlim também acompanha o desfile no Camarote do Galo e conversou com o cantor Silvério Pessoa, um dos comandantes dos artistas convidados:

A cantora Maragareth Menezes, acostumada a arrastar multidões pelas avenidas de Salvador, está pela primeira vez no Galo da Madrugada e conversa com o repórter Carlos Miguel:

São 4.017 policiais militares e 1.188 bombeiros para compor o bloco de segurança do desfile. O esquema conta ainda com 316 policiais civis e 76 peritos criminais, papiloscopistas e médicos legistas.

Para quem vai acompanhar o desfile do Galo da Madrugada a dica é a folia combina com paz e alegria. O presidente do Clube de Máscaras, Rômulo Menezes, afirma que será uma grande festa da cultura popular:

Após 5 horas de desfile e com todos os trios na rua, algumas pessoas começaram a dispersar. Mas a quantidade de gente ainda é grande nas ruas do Recife e a festa só deve acabar por volta das 8 da noite. Informações com a repórter Vanessa Falcão: