BALANÇO

SJCC deu show de cobertura no carnaval de Pernambuco

Enquanto os foliões brincavam o Carnaval em todo o Estado, os jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação se empenhavam em levar informação de qualidade aos pernambucanos

postado por Rádio Jornal
postado por Rádio Jornal
Publicado em 23/02/2015 às 17:38
Foto: Guga Matos / JC Imagem


Enquanto os foliões brincavam o Carnaval em todo o Estado, os jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação se empenhavam em levar informação de qualidade aos pernambucanos.

O Jornal do Commercio reuniu todas as notícias de Carnaval no caderno especial JC na Folia. Lá os leitores encontraram cobertura da festa desde a Região Metropolitana do Recife até o interior. No JC Online, o hotsite de mesmo nome fez sucesso e trouxe também vídeos produzidos pelos repórteres do impresso. Outro destaque foi a parte de programação, onde o público pôde buscar shows e atrações que estavam acontecendo no Recife, em Olinda e no interior.

Segundo Washington Luiz, gerente de jornalismo da TV Jornal, esta foi a melhor e maior cobertura de Carnaval da emissora dos últimos anos. “Foram quase 30 horas de cobertura, entre transmissões ao vivo e flashes na programação, desde o Baile dos Artistas, onde fomos a única emissora presente, até a Quarta-Feira de Cinzas”, conta.

Cerca de 160 profissionais estiveram envolvidos no Carnaval da TV Jornal, com equipes de repórteres girando por todo o Estado em busca de informações da festa. Só no Galo da Madrugada foram seis horas ao vivo, levando para o telespectador a beleza do maior bloco do mundo. Já no Marco Zero, Lorena Gomes e Rodrigo Asfora apresentaram, também ao vivo, os shows do polo multicultural.

O Portal NE10 serviu como uma grande vitrine do Carnaval de Pernambuco para todo o País, com chamadas para as transmissões, galerias de fotos e matérias consolidadas da folia na home do UOL. A equipe do portal foi dividida de forma que pudesse acompanhar a movimentação da manhã (sobretudo em Olinda, praias, Carnaval do Interior) e à noite, com repórteres cobrindo ao vivo, nas redes sociais, os shows no Marco Zero.

Já a cobertura do Galo da Madrugada começou nas primeiras horas da manhã. Às 6h a equipe já estava a postos para pegar as informações do Café da Manhã do Galo, seguindo a movimentação nas ruas, camarotes e celebridades. Pela primeira vez, os repórteres foram orientados a mandar vídeos curtos para a redação, via Whatsapp, que foram editados pelo próprio celular, para abastecer o Facebook, rendendo mais de 10.900 visualizações na fanpage do portal. Todos esses vídeos foram reunidos em uma playlist para facilitar o acesso posterior.

Com mais de 50 profissionais engajados, a Rádio Jornal levou para seus ouvintes 144 horas seguidas de programação de carnaval, sendo 35 horas de transmissão dos shows no Marco Zero. O SJCC Interior deu suporte e produziu material para a TV Jornal e Portal NE10 durante todo o período momesco. No domingo o destaque foi a festa em Bezerros. Os festejos em Pesqueira também geraram pautas para a TV e portal.

SJCC NA FOLIA - Este ano, a cobertura de Carnaval do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação teve como destaque o inédito agregador de conteúdo que foi lançado no Sábado de Zé Pereira, o SJCC na Folia.

Durante todos os dias de momo, o Jornal do Commercio, Portal NE10, Rádio Jornal e TV Jornal produziram reportagens, fotos, vídeos, áudios e matérias especiais. Tudo foi concentrado no site www.sjccnafolia.com.br, onde os internautas puderam conferir, em tempo real, a força de um grupo de comunicação como o SJCC. Os números consolidam esse potencial: em apenas quatro dias foram mais de mil notícias e mais de 1 milhão e meio de pageviews nos sites e blog do SJCC.

As redes sociais também foram destaque. Através das hashtags #SJCCnafolia #NE10naFolia e #JCnafolia2015 o público pôde não só participar da cobertura enviando fotos e informações, mas também conferir tudo o que foi produzido pelos veículos. Mais de 2.100 imagens marcadas com as tags foram enviadas pelo Instagram.

ComuniQ - A missão de Carnaval lançada no ComuniQ também foi um sucesso. Os mais de dez mil usuários do aplicativo participaram da missão enviando várias fotos, vídeos e textos registrando momentos da folia. As contribuições chegaram de diversas cidades e Estados do Brasil, destacando não somente os grandes polos, mas também a animação na periferia e interior.