BASTIDORES

Graça Araújo leva sucesso da AM também para a FM

Consultório de Graça propicia que ouvintes tirem dúvidas de saúde sem sair de casa

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 02/03/2015 às 13:40
Graça comanda o Rádio Livre há 14 anos
Foto: Bobby Fabisack / JC Imagem


Há 14 anos à frente do programa Rádio Livre, na Rádio Jornal, Graça Araújo tem em sua bagagem não só a vasta experiência mas também o reconhecimento do público. Sua voz marcante e o bem sucedido quadro Consultório de Graça trouxeram ainda mais informação e prestação de serviço às tardes da emissora.

Nascida em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, Graça teve toda sua formação escolar e acadêmica em São Paulo, numa época em que muitos nordestinos migravam para a região sul e sudeste. Quando se formou em jornalismo, em 1987, fez planos de voltar a Pernambuco em busca de experiência profissional. “Nunca pude fazer estágio pois pagavam uma bolsa e eu já tinha um trabalho como gerente de loja que remunerava bem. Então quando me formei resolvi vir pra o Recife fazer um estágio e depois voltar pra São Paulo. A cidade foi gostando de mim e eu gostando da cidade. Acabei ficando de vez”, relembra.

O inicio da carreia se deu no radiojornalismo, onde foi repórter em algumas emissoras. “Quando eu comecei, na Rádio Clube, estava no auge da segunda etapa do escândalo da mandioca, então eu virei rato de justiça, me empenhei muito e ganhei o espaço e respeito do público”, conta.

Mas, durante um período, ficou distante do rádio, se dedicando apenas à televisão. Foi então quando recebeu o convite para integrar a Rádio Jornal em uma época em que era difícil ver mulheres dentro dos estúdios. “O rádio era muito machista naquele tempo. Se você for vê a história do rádio, poucas mulheres fizeram estúdio há anos atrás. Hoje não. Hoje está uma maravilha”, diz.

Sem dúvidas a marca de Graça Araújo no radiojornalismo é o quadro Consultório de Graça. Com nome criado por Geraldo Freire, quem ela considera seu padrinho na volta à rádio, o Consultório reúne, diariamente, dois médicos para tratar dos mais diversos temas relacionados a saúde. O quadro também é reprisado durante as madrugadas da Rádio Jornal e fica disponível no site da emissora. Ela conta que o projeto, inicialmente, foi pensado por ela para a televisão, mas acabou sendo aceito pela Rádio Jornal. “Eu comecei a fazer rádio novamente sem saber se ia dar certo por conta desse machismo que eu sentia. Mas já são 14 anos com o programa líder de audiência, principalmente no Consultório de Graça, que é a realização de um sonho pra mim”, comemora.

O segredo do sucesso? Segundo Graça, o fórmula está em proporcionar pra os ouvintes uma possibilidade que no dia a dia eles não tem: de ter um médico a disposição onde eles podem perguntar e tirar todas as suas dúvidas.

NOVA FASE- Com a ida da Rádio Jornal para a frequência modulada, o alcance do Consultório de Graça cresceu ainda mais. Graça considera essa mudança fantástica, pois "alguns ouvintes faziam um sacrifício pra ouvir AM e agora eles não têm que fazer mais esforço nenhum, basta sintonizar no 90,3 MHz e ouvir o programa com a qualidade que só o FM pode proporcionar".

Outra novidade é o quadro Passando a Limpo, onde ela, juntamente com Geraldo Freire, Wagner Gomes e Rafael Souza, comenta e dá sua opinião sobre os assuntos mais relevantes do dia.