FENÔMERO ESTRANHO

Tromba-d’água assusta banhistas nas praias de Piedade e Candeias, em Jaboatão

De acordo com metereologistas, o fenômeno surge no mar e se desloca para o continente

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/03/2015 às 6:59


Vídeo enviado pela internauta Rute Leite Soares, atravésd do comuniQ.

Uma tromba-d'água pegou de surpresa banhistas que estavam nas praias de Piedade e Candeias, em Jaboatão, nesse domingo (1º). O Corpo de Bombeiros não registrou feridos no momento do fenômeno, pois, apesar da aparência assustadora, ele não causa grande destruição.

Segundo especialistas, as trombas-d’água não ultrapassam 80 km/h. Já os tornados surgidos no continente ultrapassam 200 km/h, isso porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície, que é menor na água. O geógrafo Lucivânio Jatobá conversou com a bancada da rádio Jornal sobre as possíveis causas do fenômeno raro.

Vários vídeos e imagens foram publicadas pelos usuários do aplicativo comuniQ, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. De acordo com os vídeos enviados pelos internautas, o registro da passagem da ventania, veio do mar em direção ao continente.

De acordo com a meteorologista Edvânia Santos, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno não é comum, na Costa Pernambucana. Ele explicou que o surgimento deste fenômeno está ligado ao aparecimento de nuvens de chuvas e ventos com fortes turbulências:

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de em São José dos Campos (SP), Marcelo Seluchi, a tromba-d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente. A maioria das trombas-d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte.