PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Olinda recebe concerto gratuito de música erudita nesta sexta-feira

Apresentação de artistas nacionais e estrangeiros no Mosteiro de São Bento integra o projeto "Música no Museu"

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/03/2015 às 7:14
Mosteiro de São Bento será o palco da apresentação de artistas nacionais e estrangeiros. Foto: reprodução/internet

O Mosteiro de São Bento, em Olinda, recebe nesta sexta-feira (13) o concerto do Duo Milewski, formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e a pianista brasileira Aleida Schweitzer. Apresentação começa às 20h30, faz parte da turnê Nordeste do projeto Música no Museu e destaca a excelência da música brasileira.

O concerto é gratuito e conta com o patrocínio cultural dos Correios e apoio do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe), da Prefeitura da Cidade do Recife e da Prefeitura Municipal de Olinda. O evento promete um passeio pela genialidade de compositores como Heitor Villa-Lobos, Flausino Vale e o recifense Marlos Nobre.

>> Sobre o Projeto

O ‘Música no Museu’ foi originado em 1997, no Rio de Janeiro, e hoje realiza uma média de 500 concertos por ano, de norte a sul do país. Mais de 650 mil pessoas já conferiram apresentações do projeto, que contribui também para a circulação anual de cerca de 2.500 músicos. É a versão brasileira do que acontece atualmente em alguns dos museus mais importantes do mundo, nos quais já está consolidada a oferta de programação musical em pleno diálogo e intercâmbio com as artes plásticas. Entre os prêmios recebidos, destaque para a Ordem do Mérito Cultural, Golfinho de Ouro (RJ) e o Cultura Viva da Unesco. Desde 2004, o projeto expande-se também para o exterior, na versão ‘Música no Museu Internacional’.

>> Duo Milewski

Jerzy Milewski é violinista polonês naturalizado brasileiro. Possui o título de “Magister of Arts” da Academia de Música de Varsóvia e já foi condecorado pelo governo polonês com a medalha Henryk Wieníawsky por serviços prestados à cultura daquele país. Lançou CDs com obras de Bach, Vivaldi e Hendel e atuou ao lado de artistas eruditos e populares, como Chico Buarque, Altamiro Carrilho e Sivuca. Aleida Schweitzer, pianista brasileira, aperfeiçoou seus estudos no Conservatório Real de Amsterdam e na Academia de Música de Varsóvia. Como camerista, atuou ao lado de nomes mundialmente conhecidos. Foi professora da Uni-Rio, da Universidade Federal do Espírito Santo, Seminários de Música Pró-Arte (RJ), e de "master classes" em diversas universidades americanas.

Confira a programação completa abaixo:

Música no Museu apresenta Duo Milewski em Olinda
Sexta-feira, 13 de março | Às 20h30 | Mosteiro de São Bento (Rua de São Bento, s/n, Varadouro)
Entrada gratuita

Programa ‘Música Brasileira’ - F. Vale, Suíte para Violino e Piano / Serenata Onírica / Saudades da Minha Mãe / Ao Pé Da Fogueira M. Nobre, Poema C. Almeida, Carinhoso (Violino Solo) H. Villa-Lobos, Valsa Da Dor Jacob Do Bandolim, Santa Morena / O Voo Da Mosca Zequinha De Abreu, Tico-Tico No Fubá Waldir Azevedo, Pedacinhos Do Céu / Brasileirinho