OPERAÇÃO PÁSCOA

Ovos de páscoa com irregularidades nos brindes são apreendidos na Zona Norte do Recife

Os consumidores podem denunciar produtos irregulares por meio da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800.081.1526 ou pelo e-mail [email protected]

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/03/2015 às 15:14
Foto: Renato Spencer / acervo JC Imagem


Segue até a próxima sexta-feira (20) a fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) em brindes de ovos de páscoa. Iniciada nessa segunda (16), a ação já apreendeu algumas marcas no Grande Recife.

Nas Lojas Americanas, localizada em um shopping da Zona Norte da cidade, os técnicos do Ipem confiscaram um lote do ovo de páscoa da marca "Clubinho Pinguim da Disney". O produto trazia um brinquedo que não era certificado e nem tinha aviso na embalagem com informações de perigo para determinada faixa etária.

O presidente do Ipem, Pedro Paulo Neto, detalha como o processo de verificação é realizado. Os locais que não cumprirem as normas estão sujeitos a pagarem multas e terem a mercadoria apreendida:

Além disso, os técnicos ainda inspecionam as características construtivas do produto, se é ou não inflamável, além do índice tóxico do material e das tintas usadas na fabricação dos brinquedos.

O objetivo da ação é fazer com que os estabelecimentos só comercializem produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não ofereçam perigo. Os consumidores podem denunciar produtos irregulares por meio da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800.081.1526 ou pelo e-mail [email protected]