EDUCAÇÃO

Deputados vão discutir piso e reajustes salariais dos professores da Rede Estadual de Ensino

Audiência Pública acontece na Assembleia Legislativa e deve contar com o Secretário de Educação, Frederico Amâncio

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/03/2015 às 6:33

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco vai discutir o piso salarial dos professores da Rede Estadual de Ensino nesta quarta-feira (18). O encontro foi convocado pela Comissão de Educação e Cultura da Alepe e deve começar por volta das 9h.

A expectativa é de que o Secretário de Educação, Frederico Amâncio, compareça para esclarecer os indicadores educacionais obtidos em Pernambuco. Os professores já iniciaram o estado de greve em assembleia realizada na última sexta-feira (13), que contou com a presença de cerca de 1.500 trabalhadores.

Também na última sexta-feira, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa, o projeto de lei que reajusta o piso salarial dos professores, com efeito retroativo a partir do mês de janeiro deste ano. Com a aprovação da medida, o valor nominal do piso salarial profissional do magistério, com jornada laboral mensal de 200 horas/aula, instituído pela Lei Complementar n.º 112, de 6 de junho de 2008, será de R$ 1.917,78. Porém, esse valor chegaria a apenas 4.060 dos 25 mil professores.

A categoria cobra do governador Paulo Câmara a aplicação dos 13,01% de reajuste para toda a categoria do Ensino Público Estadual e a apresentação de uma planilha da aplicação dos 100% de reajuste no salário dos docentes nos próximos quatro anos. Parte da categoria recebeu um reajuste de 0,89% em 205.

Em Pernambuco existem 1.049 escolas e 650 mil alunos.