TRADIÇÃO

Dia de São José é comemorado com celebrações em Abreu e Lima e agricultores ficam na expectativa de chuva

Existe uma tradição para os moradores do Sertão que, se não chover no dia de São José, a seca atinge a região

Da Rádio Jornal; atualizada às 18h45
Da Rádio Jornal; atualizada às 18h45
Publicado em 19/03/2015 às 15:03

Foto: Rádio Jornal


O dia de São José é celebrado nesta quinta-feira (19). O santo, que foi esposo de Maria e Pai de Jesus, é considerado o padroeiro universal das igrejas ortodoxas, anglicanas e católicas. José também é padroreiro da cidade de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, onde é feriado.

Para comemorar a data, a Igreja da Santíssima Trindade, matriz do santo no Recife, conta com uma programação especial. Uma missa vai ser realizada às 16h, pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho. Em seguida, vai haver procissão e show com a cantora de músicas católicas Adriana Arydes, que se apresentará às 20h, na praça Antônio Vitalino, no Centro de Abreu e Lima.

Existe uma tradição para os moradores do Sertão que, se não chover no dia de São José, a seca atinge a região. O geógrafo Luciano Jatobá detalha que a crença não está relacionada às chuvas.



Nesta quinta e na sexta-feira (20), celebrações no Centro do Recife lembram os últimos momentos de Jesus no calvário. Em procissão, fieis fazem o trajeto da Igreja Madre de Deus em direção à Basílica do Carmo: