COMUNICADOR

Conheça Ednaldo Santos, o polivalente da Rádio Jornal

Radialista, produtor de eventos e publicitário, Ednaldo completa três décadas na rádio.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/03/2015 às 20:37
Foto: Reprodução


Radialista, produtor de eventos e publicitário. Os olhos de Ednaldo Santos brilham ao falar da carreira e não é para menos. São anos de experiência e bagagem profissional, sendo a paixão pelo rádio a mais antiga: são 38 anos de rádio, sendo três décadas na Rádio Jornal.

Ednaldo iniciou sua carreira de radialista no interior de Pernambuco em sua cidade natal, Belo Jardim, em 1977, na Rádio Bituri. Posteriormente, em Caruaru, passou pela Rádio Liberdade e Rádio Difusora, a atual Rádio Jornal Caruaru. Foi no ano de 1979 que teve início sua primeira passagem pela Rádio Jornal no Recife, onde permaneceu até 1983. Já em 1989, Ednaldo volta de vez à capital, onde volta para a Rádio Jornal e permanece até hoje.

Transmitido diariamente, das 16h às 18h, o programa Balanço das Notícias incorporou ainda mais os assuntos de política e economia após a ida da Rádio Jornal também para a frequência FM. Edinaldo acredita que esta nova fase, somando as frequências AM e FM, só trouxe benefícios. "Com o FM ganhamos mais dinâmica e esse é um dos benefícios mais importantes. Agora nós temos diariamente, por exemplo, um momento exclusivo para debater assuntos diversos.

Trazemos um especialista sobre o assunto, debatemos sobre ele e depois ouvimos a opinião dos nossos ouvintes seja por telefone, pelo painel interativo da própria rádio ou pelo comuniQ, aplicativo do SJCC. Tudo isso se tornou possível por conta dessa adaptação para o FM, pois alcançamos um numero maior de ouvintes. O programa também ganhou mais colunas dando um maior destaque às de economia, com Fernando Castilho, e do nosso correspondente em Brasília, Romoaldo de Souza, que entram diariamente na nossa programação", diz.

Além de trazer melhorias na qualidade de som e tornar a rádio mais moderna, a possibilidade de sintonizar a Rádio Jornal também no FM trouxe novas possibilidades e características para a emissora, principalmente na aérea do jornalismo onde atua com muita força e tradição. Com essa mudança, o programa Balanço das Notícias ganhou mais dinamicidade, agilidade e mais colunas, além de reforçar sua parte jornalística.

Além do Balanço de Notícias, o comunicador apresenta também a resenha esportiva Bola Rolando, o programa Movimento, ligado à cultura pernambucana, o programa Domingo Esportivo, debate que vai ao ar antes das jornadas esportivas e o projeto Rádio do Povo, que há 20 anos estreita o vínculo da emissora com a cidadania.

Sobre este projeto Rádio do Povo, que ao longo dos anos já se consolidou entre os ouvintes e as comunidades, Ednaldo destaca a forte abrangência e diferentes benefícios que a ação proporciona: "O Rádio do Povo é um projeto inovador e tem uma dimensão artística, jornalística e comunitária. Ele aparece com uma conotação social muito forte por que lida com o dia a dia da comunidade. Nós abrimos um espaço para debater os problemas dos bairros dentro do programa na Rádio Jornal, valorizamos as lideranças comunitárias e criamos um vinculo muito forte com as comunidades. Esses vinte anos de contato permanente, tanto com o povo como com os órgãos públicos, favorece os dois lados, pois dá voz às comunidades e direito de resposta dos órgãos", explica.