DITADURA

Comissão Estadual da Memória e Verdade recebe arquivos contendo processos de anistiados políticos

De posse dos registros, todo o acervo vai ficar à disposição para consulta através do site www.cepe.com.br

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 24/03/2015 às 16:01
Foto: acervo JC Imagem


A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara recebeu, nesta terça-feira (24), arquivos contendo todos os processos de anistiados políticos que receberam indenização do Governo do Estado entre os anos de 2001 e 2011. O ato marca a comemoração do Dia Internacional do Direito à Verdade.

Os documentos foram repassados pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e o ato foi realizado na vice-governadoria do Estado, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. O secretário Pedro Eurico comenta a importância do encontro.

De acordo com Pedro Eurico, esse conjunto de documentos está, agora, sob guarda da comissão, que vai analisar e encaminhar a arquivo público, para que sejam disponibilizados para toda a sociedade.

Segundo o secretário-geral da Comissão da Verdade, Henrique Mariano, essas informações são importantes para o esclarecimento dos 51 casos que atualmente são investigados pela Comissão Dom Helder Câmara.

De posse dos registros, todo o acervo vai ficar à disposição para consulta através do site www.cepe.com.br. Futuramente, também vai ficar disponível pelo Memorial da Democracia – espaço para exposição do acervo documental da comissão, que ainda vai ser inaugurado.