1º de abril

Dia da Lembrança será comemorado com ações de saúde e autoestima no Recife

Além de mamografias e de cuidados com a saúde bucal, oficinas de arte, pintura e de beleza integram os cuidados do dia

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/04/2015 às 6:27

O dia 1º de abril não é tão somente o “Dia da Mentira”. No Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), que fica no bairro dos Coelhos, área central do Recife, a data é comemorada com outro sentido. O chamado Dia da Lembrança tem como objetivo agradecer a todos que se dedicaram a edificação da unidade de saúde fundada pelo professor e pediatra Fernando Figueira, falecido há 12 anos.

A principal atividade ocorre logo mais às 10h com uma missa na capela do IMIP, no térreo do Hospital Pedro Segundo. Já no museu do Instituto, o público pode conferir uma exposição em homenagem ao holandês Francisco Mooren - sócio honorário da unidade. O IMIP é hoje o maior hospital 100% voltado ao SUS do Nordeste.

Já a partir das 13h, voluntários do projeto social “Por um Sorriso” vão estar na sede da AACD Recife, no bairro da Joana Bezerra. Na programação, além da saúde bucal, serão oferecidas oficinas de arte, pintura de rosto, salão de beleza e recreação.

Já a upinha Novo Jiquiá, Na Zona Oeste do Recife, recebe hoje caminhão do mamógrafo móvel para 80 atendimentos. As beneficiadas são mulheres entre 50 a 69 anos, que precisam apenas apresentar a identidade e o cartão do SUS. O resultado sai em 15 dias e a Rede Municipal de Saúde promete oferecer a assistência necessária. Os médicos explicam que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.