INTERIOR

Na Rádio Jornal Petrolina, especialistas discutem alternativas para a convivência com a seca

O comunicador Geraldo Freire recebeu o senador Fernando Bezerra Coelho, o presidente dos Conselhos dos Produtores Rurais do “Projeto Senador Nilo Coelho”, Josival Amorim, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu e a senadora Ana Amélia

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 10/04/2015 às 17:01
Foto: Reprodução / Rádio Jornal


Petrolina é um dos 56 municípios do Sertão de Pernambuco que decretaram situação de emergência por conta da seca. Para debater o assunto, uma audiência pública foi realizada na cidade, nesta sexta-feira (10). Na Rádio Jornal, o comunicador Geraldo Freire recebeu o senador Fernando Bezerra Coelho, o presidente dos Conselhos dos Produtores Rurais do “Projeto Senador Nilo Coelho”, Josival Amorim, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu e a senadora Ana Amélia.

De acordo com o senador Fernando Bezerra Coelho, o principal objetivo da audiência é solicitar que a vazão da barragem de Sobradinho, que é abastecida pelo Rio São Francisco, seja reduzida de mil metros para novecentos metros cúbicos, permitindo que uma quantidade maior de água seja acumulada. Além de realizar um pedido de aceleramento da contratação de um sistema emergencial por parte da Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba. O presidente da Agência Nacional de Águas defende que é necessário aprender com o período de estiagem e traçar estratégias diferentes para lidar com a situação.


Ainda de acordo com Vicente Andreu, é preciso ter medidas adicionais para garantir o uso múltiplo da água, tanto para a cidade, como para a indústria e agricultura.