Quem utiliza uma das linhas de ônibus operadas pela empresa Caxangá foi pego de surpresa na manhã desta segunda-feira (13). Os trabalhadores da rodoviária paralisaram as atividades às 3h, reivindicando o pagamento de horas extras, além de denunciar atrasos nos salários e descontos indevidos. Por volta das 13h30, o serviço voltou a funcionar.
A paralisação atrapalha a circulação de ônibus em toda Zona Norte do Recife, além de todos os bairros de Olinda que dependem do Terminal Integrado de Xambá, que é um dos lugares mais afetados, pois todos os ônibus das 19 linhas que circulam no TI são da empresa. O repórter Rafael Carneiro esteve no local e viu que a situação é caótica.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, que não apóia a manifestação, a empresa afirmou que iria verificar se erros no sistema de informática provocaram o problema e que os funcionários poderiam procurar a tesouraria para serem ressarcidos. Ainda segundo a entidade, havia outros impasses trabalhistas, como o fato de motoristas manobreiros receberem remuneração equivalente à de auxiliares de manutenção. Enquanto a dos condutores é R$ 1.765, a da outra categoria é pouco maior que um salário mínimo.
Os usuários reclamam que não foram avisados. Pelo comuniQ, o internauta Ricardo Bezerra enviou um áudio onde desabafa o desconforto pela falta de informações. "Nós queremos ir paara o trabalho e estamos sendo impedidos", diz.
A Caxangá opera com 52 linhas, mais de 300 ônibus e transporta cerca de 4,7 milhões de pessoas por mês. Em reunião da tarde desta segunda-feira (13), a empresa se comprometeu a rever a questão das horas extras dos funcionários, que não estariam sendo pagas. Sobre o acúmulo de funções (motoristas que também estariam atuando como cobradores), a empresa pediu 20 dias para regularizar a situação: