21 DE ABRIL

Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Tiradentes no Recife e na Região Metropolitana

Na terça-feira (21), agências bancárias, órgãos públicos e escolas fecham. Comércio funciona em horário especial.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/04/2015 às 7:51
Ilustração: NE10


Com o feriado nacional desta terça-feira (21), Dia de Tiradentes, o horário de alguns serviços que são prestados à população vai ser alterado. Nesta segunda-feira, o Governo do Estado, as prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes determinaram funcionamento normal das repartições públicas.
Já no Cabo de Santo Agostinho, Paulista foi decretado ponto facultativo. Em Olinda, também não vai haver expediente hoje para os servidores municipais e nem aulas nas escolas da cidade.

Os ciclistas poderão aproveitar a ciclofaixa na terça-feira, o trajeto de 36,5 quilômetros estará disponível, das 7h às 16h. As Academias Recife não funcionarão na terça-feira, mas abrem na segunda.

Na terça-feira, não vai haver atendimento bancário, nem do comércio no Recife e Região Metropolitana. Já os surpemercados funcionarão normalmente. Os shoppings Boa Vista, Paço Alfândega, Plaza, Rio Mar e Tacaruna funcionam com horário especial, enquanto o Shopping Guararapes abre normalmente.

Os mercados públicos funcionarão em horário especial na terça-feira, das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates, conhecido como Camelódromo, e o Mercado Público das Frutas não funcionarão. As feiras livres dos bairros funcionam normalmente na segunda e na terça.No comércio dos bairros, o funcionamento é normal na segunda-feira. Na terça-feira, as lojas estarão fechadas.

No Recife, as Upinhas 24 horas estarão abertas para pequenas urgências e atendimentos de casos de suspeitos de dengue. As unidades da família e unidades tradicionais estarão fechadas. Será disponibilizado atendimento 24h para mulheres vítimas de violência nas maternidades municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente.

Na terça-feira (21) apenas a agência Correios do Aeroporto de Recife funcionará, com horário reduzido das 9h às 13h. Já as unidades do Dentran de Gravatá e Itambé decretaram ponto facultativo na segunda-feira (20). As demais unidades funcionarão normalmente no dia que antecede o feriado. Na terça, todas as unidades estarão fechadas.

Nas escolas municiáis, o funcionamento será normal na segunda-feira. Na terça, escolas e creches fecham. Por causa da greve dos professores estaduais, a Secretaria de Educação do Estado orienta que pais e alunos entrem em contato com as instituições de ensino para saber como será o expediente na segunda-feira, já que algumas estão funcionando parcialmente. Na terça, não haverá expediente nas escolas.

O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, estará aberto no dia do feriado, das 9h às 17h. O Jardim Botânico do Recife estará fechado para visitação na terça-feira.

O expediente no Expresso Cidadão na segunda-feira que antecede o feriado será normal. Já na terça, todas as unidades estarão fechadas.

Nesta segunda-feira, o funcionamento é normal na Justiça Federal de PErnambuco. Na terça, não haverá expediente.

Já o Tribunal de Justiça funcionará em regime de plantão. Durante o Tiradentes, o plantão de 1º Grau será realizado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, na área central do Recife. Já os de 2º Grau acontecerão no Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, todos no horário de 13h às 17h.