COMPORTAMENTO

O Brasil de hoje e as novas e complexas formações de família

Especialistas debatem o que é e como funciona uma família. Conheça os riscos da alienação parental

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/04/2015 às 11:51


Mulheres e homens sozinhos com filhos, avós criando netos, casais homoafetivos com ou sem filhos, mulheres com filhos que se casam com homens com filhos... Tudo isso faz parte do novo perfil da sociedade mundial e brasileira. Mas porque nada é mais como antes, o dito tradicional? Será que já foram do jeito que a gente diz que foram? E quais são as leis que protegem essas famílias? Na verdade, o que é uma família?

Para entender o que é e como funciona uma família, a apresentadora Clarissa Siqueira conversou com a psicóloga Elizabete Gomes e a advogada especialista em direito de família, Eliane Figueiredo. Na nossa entrevista do dia, conversamos com Analdino Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Pais e Mães Separados (APASE) sobre o dia de combate a alienação parental.

Na coluna “Meus amores da televisão”, Rafael Souza lembra novelas como “Barriga de aluguel” (1990), que discutiu a polêmica de gestações feitas com material genético de uma mulher dentro de um útero “emprestado por outra”. Falamos ainda sobre as novelas “Amor à vida” (2013) e “Em família” (2014), que exploram as uniões homoafetivas, e de “Coração de Estudante” (2002), onde um pai criava o filho sozinho.

Na coluna “Muito prazer”, a sexóloga Silvana Melo abordou o tabu dos casamentos sem sexo. Ouça o programa completo nos players abaixo: