A paralisação dos servidores da educação começou no dia 13 de abril nas cerca de 1.000 escolas. No entanto, os números sobre a adesão ao protesto são divergentes entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e Governo do Estado.
Na manhã desta segunda-feira (4), a repórter Lélia Perlim circulou por escolas do centro do Recife para conversar com alunos sobre a greve. Na escola Sizenando Silveira, por exemplo, alunos do 1º ano alegam que só estão tendo aulas de três discuplinas e que temem ser prejudicados pela ausência de aulas. Ouça na reportagem abaixo:
Os docentes reivindicam 13,01% de reajuste para todos os membros da categoria e não apenas para quem tem o magistério. Os grevistas reclamam que tiveram os dias parados descontados e o dia do pagamento adiado para esta terça-feira (5).
Trabalhadores e governo estiveram reunidos na sexta-feira (1º) e agora o Sintepe aguarda um ofício. O teor do documento será apresentado e avaliado pelos docentes a partir das 14h desta segunda-feira (4), no Centro de Convenções em Olinda.
O presidente do Sintepe, Fernando Melo, acredita que na base do bom senso é possível encontrar uma saída:
O Governo do Estado diz que somente com as informações do primeiro quadrimestre poderá negociar questões salariais. A orientação é de que os pais ou responsáveis levem os alunos para os estabelecimentos de ensino nesta segunda-feira.
Enquanto isso, os professores se queixam ainda da transferência de profissionais das escolas de referência. Um grupo de educadores resolveu protestar mesmo no domingo e em plena Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Eles fixaram cruzes na faixa de areia com os nomes do governador, secretários e deputados estaduais. O ato inusitado atraiu os olhares dos banhistas que fotografaram a cena e repercutiram nas redes sociais.
Os educadores prometem realizar uma doação coletiva de sangue no Hemope, que fica nas Graças, Zona Norte do Recife, a partir das 9h. O coordenador da Frente de Professores de Pernambuco, Juarez Ribeiro, fala da mobilização da categoria: