Perfil do Consumidor

Pesquisa aponta crescimento de 80% em compras via smartphone no Brasil

Comodidade e privacidade na hora de escolher os produtos são principais vantagens citadas por entrevistados

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 04/05/2015 às 7:55
Imagem ilustrativa. Foto: reprodução/internet


Fazer compras sem sair de casa e o melhor, deitado no sofá. Essa é uma das facilidades que o smartphone permite. De acordo com pesquisa de uma rede de assessoria empresarial, as compras pelo celular cresceram mais de 80% no ano passado em relação a 2013. O levantamento ouviu mais de mil pessoas de diferentes classes sociais. Saiba mais na reportagem de Danyele Soares:

O estudante Luiz Henrique dos Santos testou e aprovou o novo jeito de adquirir produtos. Pelo celular, ele pesquisou, escolheu e pagou. Para Luiz, a maior vantagem é a comodidade.

Segundo Ricardo Neves, um dos responsáveis pela pesquisa, o uso do smartphone para esse tipo de transação deve ser cada mais frequente e lojistas e consumidores devem estar atentos para a nova ferramenta. Ele ainda afirma que o uso das redes sociais pelo celular influencia ainda mais nesse crescimento.

Mas como usar essa ferramenta de forma segura? O advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Christian Printes, dá algumas dicas, como verificar a avalição de consumidores sobre os aplicativos de lojas.

Caso o consumidor tenha algum problema na compra, a recomendação é procurar o SAC da empresa – o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Se a situação não for resolvida, é só recorrer ao Procon, ao site consumidor.gov.br. ou, ainda, à justiça.