URBANISMO

Ocupe Estelita promove novo ato contra projeto Novo Recife

Manifestantes se concentram na Praça do Derby. Percurso da manifestação deve ser decidido em assembleia

Da Rádio Jornal; atualizada às 18h40
Da Rádio Jornal; atualizada às 18h40
Publicado em 07/05/2015 às 17:48
Foto: Reprodução / Direitos Urbanos


Integrantes do movimento Ocupe Estelita realizam mais um ato no fim da tarde desta quinta-feira (7) contra o projeto Novo Recife, que prevê a contrução de 13 torres na área do Cais José Estelita. Manifestantes se concentraram desde às 16h, na Praça do Derby, na área central do Recife. A saída foi depois das 18h. O percurso da manifestação foi definido em assembleia, mas não foi divulgado. Por volta das 18h40, manifestantes seguiam pela Ponte da Capunga.

Chico Ludermir, um dos integrantes do movimento, detalha que a manifestação nas ruas é necessária já que, na visão do grupo, todas as instâncias legais de diálogo, como audiências públicas, não estão sendo consideradas, são apenas um "simulacro de diálogo".

Cerca de 80 policiais devem acompanhar a manifestação, inclusive homens do Batalhão de Choque. O plano urbanístico para a área do Cais foi aprovado em votação surpresa na Câmara Municipal do Recife, nessa segunda (4), quando o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), colocou o assunto na pauta extra. Desde então, o assunto do Cais José Estelita voltou a ser motivo de debate no Grande Recife.

De acordo com nota da Prefeitura do Recife, o projeto encerra um amplo processo de debate com diferentes segmentos da sociedade.

LEIA MAIS
Secretária de Meio Ambiente do Recife diz que mudanças no projeto Novo Recife são "avanço enorme"
Projeto que autoriza construção do “Novo Recife” foi aprovado sob protestos e sancionado por email
Integrantes do Ocupe Estelita protestam em frente à Câmara de Vereadores do Recife contra a aprovação da PL 08/2015
Em votação surpresa, Câmara de Vereadores do Recife aprova plano urbanístico para área do Cais José Estelita