
Uma audiência pública debateu, nesta segunda-feira (11), o Plano Estadual de Educação, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. As metas destacadas passam pela educação infantil ao ensino superior e formação de professores. A comissão de educação da Alepe é presidida pela deputada Tereza Leitão.
O deputado Edilson Silva ressaltou a importância da participação popular na audiência. Ele também lembrou a recente greve dos professores do Estado:
O plano tem metas que contemplam a educação infantil, fundamental, ensino médio, integral, atingir as médias do Ideb, educação de jovens e adultos e educação profissional técnica de nível médio.
De acordo com a professora Célia Vieira, do Fórum de Defesa de Educação Infantil, as salas de aula têm vários problemas, como alta quantidade de alunos e crianças em diferentes idades. A principal meta para a educação infantil é universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches para atender no mínimo 50% das crianças até 3 anos.
O plano de educação deve ser sancionado até o dia 25 de junho. Ele precisa ser aprovado em forma de lei estadual. É preciso, primeiro, a construção de um projeto de lei, a discussão entre os deputados estaduais, a aprovação e, por fim, a sanção do governador Paulo Câmara.