HISTÓRICO

Caminhão que transitava na Avenida Rui Barbosa provoca nova avaria na Estação Ponte D'Ûchoa

Em 1865, a estação funcionava uma das paradas da Maxabomba, trem urbano que circulou no Recife até os primeiros anos do século 20

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/05/2015 às 16:50
Foto: Ísis Lima / Rádio Jornal


A Estação Ponte D'Uchôa, histórico monumento localizado na Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife, foi novamente deteriorada. Um caminhão que trafegava pela via arrancou parte dos ornamentos decorativos da beira do telhado conhecidos como lambrequins, um tipo de recorte de madeira.

Em janeiro e fevereiro, acidentes semelhantes já haviam deteriorado o equipamento. O prédio foi parcialmente derrubado em acidente em outubro de 2013 e reconstruído pela Prefeitura do Recife. Para a reforma, foi contratada a empresa Concrepoxi Engenharia. Em entrevista ao Jornal do Commercio, Regina Gaudêncio, sócia da empresa, disse que a destruição é um problema comum porque a projeção da coberta do prédio é maior que a calçada e alcança o asfalto.

Em 1865, a estação funcionava uma das paradas da Maxabomba, trem urbano que circulou no Recife até os primeiros anos do século 20. A estação foi preservada como exemplo da arquitetura de ferro na cidade.