DOENÇA

Casos de dengue aumentam mais de 500% em relação ao mesmo período do ano passado

Atualmente, as cidades com maior número de doentes são Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes e Goiana

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/05/2015 às 15:00
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem


Uma epidemia de dengue foi decretada em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde. 52 municípios estão com alta incidência da doença e, de janeiro até o último dia 2 de maio, já foram notificados mais de 37 mil e 500 casos de dengue no Estado. O número representa um aumento de 528% em relação ao mesmo período do ano passado.

Atualmente, as cidades com maior número de doentes são Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e Goiana, na Mata Norte. Ainda de acordo com dados da Secretaria, 25 pessoas foram diagnosticadas com a forma grave da dengue. Algumas, inclusive, com o tipo hemorrágico e precisaram ser hospitalizadas.

A coordenadora estadual da Dengue, Claudenice Pontes, explica como a epidemia foi constatada.

A confirmação de uma epidemia foi feita com o objetivo de intensificar ações em Pernambuco, principalmente no bloqueio de novos casos. Mas, a Secretaria de Saúde afirma que o armazenamento de água de maneira adequada continua sendo a principal arma contra a proliferação do Aedes aegypti.

Na próxima segunda-feira (18), os carteiros vão começar a orientar as pessoas quanto ao controle dos focos do mosquito. Eles também vão distribuir 51 mil panfletos informativos sobre a dengue.