AUDIOVISUAL

Festival de Cinema de Belo Jardim leva a sétima arte para o Agreste Pernambucano

Cerca de 90 filmes concorrem às categorias melhor curta-metragem (nacional e estrangeiro) e melhor longa-metragem.

Com informações de assessoria
Com informações de assessoria
Publicado em 18/05/2015 às 6:55
O longa "O menino no espelho" é inspirado na obra de Fernando Sabino e abre a programação do festival. Foto: divulgação


Da próxima quarta-feira até o dia 24 de maio, a cidade de Belo Jardim, no Agreste Pernambucano, será palco da primeira edição do Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim, um evento destinado à divulgação da produção cinematográfica brasileira de todo o Brasil, à profissionalização de jovens por meio do audiovisual e a democratização dos bens culturais. O festival terá mostras competitivas de curtas e longas metragens nacionais e internacionais, além de oficinas e exposições.

O evento recebeu mais de 500 inscrições de todas as regiões do Brasil e de países da Europa, Ásia e Américas e selecionou cerca de 90 para concorrer aos troféus nas categorias: melhor curta-metragem (ficção, documentário e animação), melhor curta-metragem estrangeiro e melhor longa-metragem, dados pelo júri popular. O Festival também contará com um júri jovem, formado por alunos do ensino médio, que atribuirão prêmios em outras categorias.

De acordo com o produtor executivo Leo Tabosa, o Cine Jardim é destinado à divulgação da produção cinematográfica brasileira, à profissionalização de jovens por meio do audiovisual e à democratização dos bens culturais. “Belo Jardim conta com uma população estimada em 75 mil habitantes e, a partir deste ano, será incluída no circuito dos festivais de cinema. O objetivo do Festival é apresentar as variadas experiências cinematográficas dos nossos realizadores em busca da formação de público e da troca de experiências, com foco no público jovem do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade”, afirma.

Além de exibir curtas e longas-metragens em competição, o 1º Cine Jardim levará oficinas de audiovisual para o município. As aulas acontecerão na chaminé Recepções (antiga Fábrica da Mariola), de 19 a 23 de maio de 2015. Os cursos são direcionados a estudantes, entusiastas de cinema e qualquer pessoa que tenha intenção de produzir audiovisual como expressão artística ou atividade profissional. Interessados podem procurar as secretarias de suas respectivas escolas para preenchimento da ficha de inscrição ou por e-mail [email protected]. A idade mínima é de 14 anos e os cursos estão sujeitos à disponibilidade das vagas.

O primeiro longa que será exibido no festival é o brasileiro "O menino no espelho" (2014), baseado na obra de Fernando Sabino. A direção do filme é de Guilherme Fiúza Zenha, com roteiro de Cristiano Abud, Guilherme Fiúza Zenha e André Carreira. A história fala sobre um menino chamado Fernando, que vê sua fantasia tornar-se realidade quando seu reflexo no espelho ganha vida gerando Odnanref. A princípio o duplo é a solução cumprindo as tarefas chatas da vida de Fernando, mas algo acontece quando Cíntia, sua prima mais velha, chega à cidade. Agora, ele terá que recorrer a seus verdadeiros amigos para fazer Odnanref retornar ao mundo dos espelhos e assim retomar o controle de sua vida.

A programação completa do festival está em www.pontilhadocinematografico.com.br/cinejardim. O evento é uma realização da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas Ltda e pelo Instituto Conceição Moura.

Serviço
1º Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim
Data: 18 a 24 de maio de 2015
Local: CineTeatro Cultura (Praça Jorge Aleixo – Belo Jardim)