ATITUDE CIDADÃ

Idosa de 109 anos recebe cadeira de rodas da Rádio Jornal

Além dela, outras 13 pessoas receberam as cadeiras, que são adiquiridas numa parceria dos amigos e ouvintes da Rádio Jornal

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/05/2015 às 10:47

O mutirão de entrega de cadeiras de roda da Rádio jornal passou, nesta sexta-feira (22), pelo bairro de Santo Amaro, onde mora a idosa Maria do Carmo Alves Medeiros, de 109 anos. Dona Maria precisava de uma cadeira de rodas, não por problemas de saúde, mas por falta de força nas pernas. A sua filha, Omara Medeiros, informou que agora a mãe vai ter a oportunidade de passear pelas ruas da Zona Norte do Recife.

Além de Dona Maria, outras catorze cadeiras foram doadas pela atitude cidadã de amigos e ouvintes da Rádio Jornal nesta semana, na Região Metropolitana do Recife e também no Agreste. No bairro de Campo Grande, zona norte do Recife, duas pessoas da mesma rua foram beneficiadas com as cadeiras: a senhora Maria Antônia dos Santos, de 79 anos, que não podia andar e precisava ser locomovida pela filha da cama para o sofá, sem olhar a rua ou tomar um banho de sol. A segunda cadeira da Rua B foi Cleonice Gomes da Silva Alves de 47 anos, que após um aneurisma não consegue mais andar. Com a cadeira, Cleonice vai poder ir à fisioterapia e melhorar sua locomoção.


No Alto José do Pinho, a cadeira de rodas foi para Creusa Rodrigues da Silva, de 69 anos, que após um AVC e complicações de diabetes está sem poder andar desde novembro de 2014. Com a cadeira, dona Creusa vai poder voltar a ver a rua e ir ao médico. No Alto do Refúgio, em Nova Descoberta, a senhora Edilza Maria da Silva, de 63 anos, ficou com as pernas paralisadas há três meses por causa de uma doença. Edilza afirma que com a cadeira vai poder rever os amigos e ir à igreja.

Nos Coelhos, a senhora Antônia Lima do Nascimento, de 85 anos tem dificuldades de locomoção por causa da sua osteoporose. Com a cadeira de rodas, ela deve voltar a ir à igreja e a ir ao médico com mais segurança. Na Joana Bezerra, dona Rosa Francisca da Silva, de 93 anos, está sem andar há um mês após passar vinte dias internada. A cadeira vai facilitar, principalmente, na locomoção de Rosa dentro de casa.

Na Iputinga, dona Antônia da Conceição da Silva, de 90 anos, conseguia andar com o auxílio de uma bengala, mas ficou sem condições de locomoção há pouco tempo. Seu filho, José Pedro da Silva, afirmou que sem a cadeira a idosa precisava de ajuda para andar e tomar banho. No Bongi, dona Iracema Brandão da Silva estava sem conseguir andar por problemas na rótula. Sua filha, Mery Brandão, ficou emocionada com a entrega da cadeira.

No Ibura, o senhor Severino Patrício do Santos, de 85 anos, está com câncer e precisa ir ao médico com frequência. Com a cadeira, a sua locomoção até as unidades de atendimento serão ainda mais práticas. Ainda em Camaragibe, o senhor Antônio Cordeiro da Silva, de 67 anos, também recebeu uma cadeira. Antônio ficou com problemas para andar após o atrofiamento nos nervos das pernas. Com a cadeira, ele poderá tomar banho de sol pelas manhãs.

Em Camaragibe, Lucila Freitas da Silva, de 89 anos, ficou com dificuldades de locomoção há quatro anos por causa de problemas no fêmur. Membros da família afirmam que após a primeira cadeira de Lucila quebrar, a idosa precisava ser arrastada pelos cômodos da casa. Com a cadeira, ela poderá passear.

Em Caruaru, no Agreste do Estado, dona Francisca Mamebe da Silva, de 86 anos de idade, tem problemas para andar, enxergar e falar. Sua filha, Maria Mamebe, ficou emocionada com a entrega. O senhor Laércio Ferreira de Assis, de 56 anos de idade, estava sem andar com problemas na circulação das pernas e precisava da ajuda de duas pessoas para se locomover.

A entrega das cadeiras de rodas são uma parceria entre amigos e ouvintes da Rádio Jornal