DIRETO DE BRASÍLIA

Deputados votam sobre mudanças no sistema eleitoral nesta terça

Temas como o tipo de voto, cotas para mulheres e fim das coligações serão votados pelos deputados

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 26/05/2015 às 8:46

Os líderes do partidos na Câmara dos Deputados passaram por cima da comissão da Reforma Política, levarando o assunto para ser discutido no Plenário.

Sem acordo, a votação da Câmara começou pelo voto "distritão", que pode substituir o sistema atual e põe fim ao "efeito Tiririca", quando um candidato recebe os votos para se eleger e ainda podem eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação, mesmo que este tenha recebido uma votação irrisória.

Defensor do voto "distritão", o deputado Mendonça Filho afirmou que o importante é que a câmara ponha um fim no sistema atual: "Ele termina gerando uma competição dentro dos próprios partidos e coligações", afirmou.

Os deputados vão começar a votação nesta terça pelo sistema eleitoral: voto em lista, distritão ou distrital; financiamento de campanha público ou privado; fim ou não da reeleição; duração dos mandatos; votação única para todos os cargos; cotas para mulheres; fim das coligações; data da posse do Presidente da República e o fim do voto obrigatório serão temas votados.

Confira o comentário diário de Romoaldo de Souza, repórter da Rádio Jornal em Brasília, publicado no Redator de Plantão desta segunda-feira (25). O programa é transmitido da segunda ao sábado, das 6h às 6h45: