PERNAMBUCO

Semana de Incentivo à Doação de Órgãos deve sensibilizar população sobre a importância do ato

A iniciativa estadual começa nesta terça-feira e deve seguir até a sexta

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 26/05/2015 às 10:10
Um adesivaço está na programação da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos

A Central de Transplantes de Pernambuco dá início nesta terça-feira (26) à Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos. A abertura da campanha ocorreu no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) durante a realização do Simpósio Pernambucano de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

Com o objetivo de alertar e sensibilizar, primeiramente, os profissionais de saúde, e passar esses cuidados à população, a campanha dura até a sexta-feira (29). Na programação, visitas de conscientização para funcionários do Estado e um adesivaço na Avenida Agamenon Magalhães estão previstos.

A gestora da Central de Transplantes, Noemy Gomes, falou sobre um dos maiores entraves para a doação de órgãos, a negação da família: "A negativa familiar se reflete na falta de informação, não apenas na sociedade, mas também pelos próprios profissionais na coordenação desses casos", disse. Ela garantiu, ainda, que o diagnóstico de morte encefálica é seguro, rigoroso e passa por etapas.

Hoje, 1.298 pessoas estão na fila de espera por um órgão no Estado. A resistência dos familiares é responsável pelo cancelamento de 56% das potenciais doações de órgãos. Confira matéria completa com Lélia Perlim, para a Rádio Jornal: