EDUCAÇÃO

Inscrições para o Processo Seletivo Extravestibular 2015.2 da UFPE começam em 1º de junho

Estão disponíveis 1.493 vagas em 87 cursos/habilitações de campus no Recife, em Vitória e em Caruaru

Com informações de assessoria
Com informações de assessoria
Publicado em 27/05/2015 às 8:24
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


As inscrições para o Processo Seletivo Extravestibular - Transferência Externa e Diplomados 2015.2 para diversos cursos oferecidos pela UFPE na modalidade presencial começam na próxima segunda-feira e vão até o dia 15 de junho. Podem se inscrever os estudantes de outras Instituições Nacionais de Ensino Superior (IES) e os diplomados que tenham colado grau entre 2010.2 e 2015.1 em Instituições Nacionais de Ensino Superior. As inscrições devem ser feitas pelo site da Covest.

As oportunidades são para o Campus Recife e os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru e são ofertadas 1.493 vagas. O quantitativo de vagas oferecido por curso, turno e campus pode ser conferido no edital. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma única categoria e um único curso. Quando couber, ele deverá expressar a ordem de preferência por turno e campus.

A taxa de inscrição terá valor de R$ 120,00 para os candidatos aos cursos de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado e Música – Licenciatura; e R$ 100,00 para os candidatos aos demais cursos participantes do Processo Seletivo Extravestibular - Transferência Externa e Diplomados 2015.2. A taxa deve ser paga até o dia 16 de junho e em nenhuma hipótese será devolvida. Os procedimentos necessários à inscrição bem como à forma de pagamento da taxa de inscrição serão definidos e divulgados, posteriormente, no site da Covest.

Poderá participar da categoria Transferência Externa para os cursos na modalidade presencial, o estudante que, no seu último ingresso, foi admitido por Processo Seletivo Vestibular, pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) em curso de graduação, modalidade presencial, reconhecido pelo MEC, de outra IES nacional, e que pretenda transferência para o mesmo curso (curso com a mesma denominação) e mesma modalidade da UFPE. Obrigatoriamente, o aluno tem que ter cursado, com aproveitamento escolar, sem considerar dispensas em componentes curriculares, no mínimo 25% e no máximo 60% da carga horária plena do curso de origem, e estar vinculado institucionalmente à IES de origem por pelo menos um ano letivo.

Já para a categoria Diplomados, poderá participar o portador de diploma que tenha colado grau entre 2010.2 e 2015.1 em curso de graduação obtido em IES nacional, na modalidade presencial, grau bacharelado ou licenciatura, reconhecido pelo MEC, que no seu último ingresso foi admitido mediante Processo Seletivo Vestibular, pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), para a realização de outro curso da mesma área de conhecimento do grau já obtido e na mesma modalidade. No ato de matrícula, o candidato já deverá estar com o diploma.

SELEÇÃO – O Processo Seletivo Extravestibular – Transferência Externa e Diplomados 2015.2 constará de três etapas. As duas primeiras terão caráter eliminatório e classificatório, enquanto a terceira, apenas eliminatório. Etapa I - Todos os candidatos realizarão provas cujos programas obedecerão aos conteúdos do Núcleo Comum do Currículo do Ensino Médio. Tais provas serão compostas de: Português 1, Português 2, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia, Física, Matemática, Química e Biologia a depender da área de conhecimento do curso para o qual solicitou inscrição. Etapa II- Somente os candidatos aos cursos de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado e Música – Licenciatura aprovados na Etapa I, com exceção dos candidatos portadores de diploma em Música/Canto – Bacharelado ou Música/Instrumento – Bacharelado, serão submetidos a provas de habilidades específicas de: Solfejo (PS), Canto (PC), Instrumento (PI) e Habilidade Instrumental (PHI) a depender do curso para o qual solicitou inscrição. Etapa III - Os candidatos classificados nas etapas anteriores deverão realizar a entrega de documentos a fim de concluir sua classificação no Processo Seletivo Extravestibular - Transferência Externa e Diplomados 2015.2.

As provas terão pesos diversificados em função da área de conhecimento do curso. As provas da Etapa I serão realizadas no dia 5 de julho, das 14h às 19h, sendo os locais de provas divulgados, oportunamente, no site da Covest, assim como o local e a hora das provas de habilidades específicas de Solfejo (PS), Canto (PC), Instrumento (PI) e Habilidade Instrumental (PHI).