COMPLICAÇÕES

Túnel da Abolição alaga durante a madrugada e aumenta o congestionamento na manhã do Recife

A complicação na mobilidade da cidade foi um dos destaques do Passando A Limpo desta quinta-feira

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/05/2015 às 10:32
Leitura:
Foto: Lélia Perlim / Rádio Jornal

O alagamento do Túnel da Abolição foi um dos destaques da bancada do Passando A Limpo desta quinta-feira (28). Segundo a Secretaria das Cidades, o equipamento, localizado no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, ficou alagado após a falha das bombas de sucção, depredada pela ação de vândalos.

Apesar do Recife não ter registrado chuvas torrenciais na madrugada desta quinta, o trânsito ficou complicado em muitas vias da cidade. No Túnel da Abolição, a obra do corredor Leste/Oeste, que foi inaugurada com mais de um ano de atraso, amanheceu alagada. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estiveram no local durante toda a manhã orientando os motoristas a fazerem um desvio pela Avenida Caxangá. O trânsito, que já é intenso em dias normais, ficou ainda mais complicado no começo da manhã.

A Secretaria das Cidades afirmou que o alagamento teria ocorrido por um problema no quadro de energia e nas bombas que drenam a água do túnel, que foram vandalizadas. O túnel foi aberto para a circulação de veículos ainda antes da água baixar, pouco antes das 9h. O gerente de mobilidade urbana das cidades, Gustavo Gurgel, falou sobre o problema registrado no túnel para a repórter Lélia Perlim. Confira:

Além do alagamento do túnel, outros assuntos que interferem na mobilidade da cidade foram tratados pela bancada: a Avenida Recife foi fechada ainda no começo da manhã para a retirada dos membros da ocupação "Cacique Chicão", que fica localizada entre a avenida e o Aeroporto Internacional dos Guararapes. Apesar dos confrontos no começo da desocupação, que ocasionou em pessoas feridas, nenhum registro de destaque foi feito.

As possíveis paralisações das centrais sindicais na sexta-feira também foram assunto no Passando A Limpo. No Recife, os metroviários já anunciaram que não vão operar; os rodoviários decidem a paralisação em assembleia na tarde desta quinta-feira.

Confira o Passando a Limpo desta quinta-feira na íntegra:

Mais Lidas