OLINDA

Catedral da Sé recebe a principal celebração de Corpus Christi na Região Metropolitana do Recife

Cerimônia lembra a relação de Jesus com a hóstia (corpo de cristo) e vinho (sangue de cristo) na eucaristia, ou seja, a comunhão entre o fiel e a fé.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/06/2015 às 8:11
Dom Fernando Saburido celebra missa de Corpus Christi. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


A cerimônia religiosa acontece às 9h desta quinta-feira (4) na Catedral da Sé, que fica no Alto da Sé, em Olinda. A missa será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Saiba mais na reportagem de Rafael Csrneiro:

O dia de Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração lembra a relação de Jesus com a hóstia (corpo de cristo) e vinho (sangue de cristo) na eucaristia, ou seja, a comunhão entre o fiel e a fé.

Depois da missa, os fiéis participam da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento até à Academia Santa Gertrudes, na Cidade Alta. Devotos aproveitam a data para montar tapetes coloridos com serragem e assim guiar os participantes da caminhada.

A benção será concedida em três pontos do percurso: Museu de Arte Sacra, Convento das Dorotéias e Igreja da Misericórdia. Uma programação especial também será realizada nesta quinta-feira (4) na Matriz da Boa Vista, com missas e procissão às 17h. Saiba mais:

O representante da Pastoral da Comunicação, Padre Luciano Brito, afirma que este é um momento importante:

Corpus Christi não é considerado feriado, e sim ponto facultativo. Aqui em Pernambuco, o Governo do Estado e a maioria das prefeituras não adere à folga, deixando o feriado para o dia de São João (24).

Como a data é mais forte no Sul e Sudeste do País, o governo federal adere ao feriado. Por isso, as repartições federais, agências dos Correios e a rede bancária estarão fechadas.

Quem tem conta para pagar deve utilizar os caixas eletrônicos ou a internet. Quem deixar para pagar nesta sexta-feira (5), não será cobrado valor adicional.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco vai funcionar nesta quinta-feira em regime de plantão com atendimento restrito. No mais, expediente normal para o comércio, shoppings, escolas da rede particular, feiras livres e mercados públicos, repartições estaduais e municipais e supermercados.