SÉRIE

Protagonismo de universitários facilita acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior

Cursos pré-acadêmicos oferecidos por universitários dão oportunidades a jovens de escola pública a investir em um sonho: a graduação

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/06/2015 às 13:48
Foto: Reprodução / Internet


De engraxate a empresário bilionário e tema de reportagem da Forbes, uma das principais revistas dos Estados Unidos, Janguiê Diniz tem como receita a educação. No entanto, quando o assunto é ensino superior no Brasil, os números são preocupantes.

Atualmente, 2391 instituições de ensino oferecem mais de 32 mil cursos de graduação. Dos mais de 7 milhões de universitários matriculados, 71% estão na rede privada. Pernambuco não está entre os cinco estados onde as vagas nas instituições públicas são maiores que na particular.

As restrições ao acesso às universidades trazem impactos econômicos, uma vez que o mercado de trabalho necessita de mão de obra especializada. O crescimento inferior a 5% das vagas no Ensino Superior é um desafio a ser superado.

A meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) é colocar nas universidades 33% da população entre 18 e 24 anos. Na primeira reportagem da série Passaporte Ensino Superior, saiba como estudantes de baixa renda reforçam o conhecimento e preenchem as lacunas que o ensino médio deixa, a fim de garantir uma vaga no ensino superior. Muitos contam com uma ajuda especial: recém universitários. Ouça nas vozes de Elis Martins e Fábio Mendes: