CAMPANHA

Metrô do Recife recebe atividades no Dia de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa

De acordo com pesquisa realizada pela UFPE, as agressões acontecem principalmente no ambiente doméstico, ou seja, dentro da própria casa

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/06/2015 às 14:03
Foto: Reprodução / Internet


A campanha intitulada “A Maior Violência Contra o Idoso é o Seu Silêncio”, foi lançada, nesta segunda-feira (15), pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. A iniciativa marca o Dia Internacional de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa.

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as agressões acontecem principalmente no ambiente doméstico, ou seja, dentro da própria casa. A pesquisa chama atenção para o fato de que as mulheres, por causa da maior fragilidade física e emocional, estão mais sujeitas a maus-tratos do que os homens.

Elas geralmente têm receio de denunciar o agressor por medo de sofrer represálias. A coordenadora da Política da Pessoa Idosa, Niedja Guimarães, detalha os principais tipos de violência contra os idosos em Pernambuco:

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema, a estação central de metrô do Recife, no bairro de São José, recebeu a distribuição de panfletos e cartazes, além de serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação de saúde bucal e hipertensão.

De acordo com o último senso de 2010, Pernambuco tem 10,23% da população composta por idosos, sendo Recife a terceira capital brasileira com o número de pessoas com mais de 60 anos, chegando a quase 1 milhão de idosos.