DEBATE

Tradições, músicas e histórias dos saudosos festejos de São João

No clima das festas juninas, o cantor e compositor Daniel Bueno, o historiador Leonardo Dantas e o radialista Hugo Martins lembraram histórias e tradições do São João

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/06/2015 às 14:09
Foto: Rádio Jornal


O São João tradicional, segundo alguns historiadores, foi trazido ao Brasil pelos portugueses e houve uma grande influência de muitos elementos culturais.

O mês de junho é marcado por várias tradições, como fogueiras e quadrilhas matutas. Os balões, que antigamente também faziam parte da festa, hoje são raros em função de leis que proíbem a prática e dos riscos de incêndio que representam.

E não há como pensar no São João, sem recordar canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e do compositor Zé Dantas. Nos anos 50, Luiz Gonzaga já cantava a saudade do São João de antigamente: “Ai que saudades que eu tenho, das noites de São João, as noites tão brasileiras na fogueira, sob o luar do Sertão”. Gonzaga, na canção “Noites Brasileiras”, lembrava as festas de antigamente, com meninos brincando de roda, velhos soltando balões e moços em volta de fogueiras.

Confira na íntegra o debate com Geraldo Freire, e relembre estas e mais histórias de São João. Participaram do programa o cantor e compositor Daniel Bueno, o historiador Leonardo Dantas e o radialista Hugo Martins: