DEBATE

Na Rádio Jornal, prefeito Geraldo Julio valoriza cuidado com a cidade e foge de polêmicas

Geraldo Julio respondeu perguntas sobre iluminação pública, saneamento, convocação de concursados e sobre o abandono de obras

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/06/2015 às 12:09

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, foi o convidado do comunicador Geraldo Freire para o debate da Super Manhã nesta terça-feira (16), na Rádio Jornal. Também participaram da entrevista o jornalista de Economia do Jornal do Commercio, Geovanni Sandes, e a colunista da seção "JC nas Ruas", Letícia Lins. Geraldo Júlio respondeu as perguntas do público sobre iluminação pública, saneamento das ruas, convocação de concursados e sobre o abandono de obras, como a da Creche do Sítio dos Pintos.

A jornalista Letícia Lins falou sobre o défict habitacional do Recife, um tema trazido pela edição do Jornal do Commercio desta terça. Geraldo Júlio lembrou que a prefeitura conseguiu entregar 528 apartamentos nos três anos de gestão e reconheceu que há problemas em uma série de conjuntos habitacionais em andamento, que são construídos com recursos de financeamento e da prefeitura.

A maneira como a crise afetou os recursos da prefeitura também foi um assunto trazido para o debate. Geraldo Júlio afirmou que os recursos recebidos têm crescido abaixo da inflação, e que os recursos de fonte própria do município são os que apresentam um melhor desempenho. Ele lembrou, ainda, da importância na manutenção do trabalho dos recifenses e do esforço conjunto que a prefeitura do Recife está fazendo com o Governo do Estado para trazer o investimento de cerca de R$ 4 bilhões da TAM para o Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Questionado sobre a influência da crise na gestão municipal, o Prefeito lembrou que a distribuição de recursos entre os governos estaduais e municipais não é realizada da forma imposta na constituição (onde a cada 4 reais 3 devem ser dados para os estados e municípios), e o Governo do Estado e a Prefeitura deveriam ter mais autonomia nas questões locais, com a presidência focando nos assuntos da União.

Confira o debate com o prefeito Geraldo Júlio na íntegra: