SAÚDE

Congresso reúne especialistas para debater relação entre diabetes e doenças da retina

O encontro acontece entre os dias 18 e 19 de junho e tem entradas e inscrições gratuitas

Com informações da assessoria
Com informações da assessoria
Publicado em 17/06/2015 às 5:00
Leitura:

Entre os dias 18 e 19 de junho, o Centro de Excelência em Oftalmologia UniVision realiza o concgresso científico "Update em Diabetes e Doenças da retina". O encontro reunirá especialistas renomados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e será realizado no auditório dos Empresariais Alfred Nobel e Issac Newton, na Ilha do Leite. O objetivo é reunir médicos, residentes e oftalmologistas para atualizar e discutir o extenso acervo de métodos diagnósticos, novas drogas para o tratamento ocular e perspectivas para o diabético.

No primeiro dia do encontro (18) está prevista a palestra do Dr. Luiz Turatti, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que abordará a situação atual da diabetes no Brasil, assim como as metas laboratoriais de controle da doença, seus parâmetros e tratamentos individualizados. No mesmo dia, Dr. Eduardo Cunha, oftalmologista e especialista em Retina pela Universidade de São Paulo, explanará sobre as doenças da coroide (é uma estrutura do olho que está situada entre a camada esclerótica e a retina).

Haverá também uma ampla discussão sobre os principais casos de retinopatia diabética, congregando a opinião e expertise de especialistas de diversas capitais brasileiras. “Discutir novas perspectivas de tratamento e trocar experiências sobre o paciente com retinopatia diabética tem sido um desafio enorme para a OMS e todos os países que tem gasto anualmente bilhões de dólares com o tratamento do DM e suas complicações sistêmicas, como cegueiras, amputações, obesidade, entre outros”, explica a coordenadora científica do Congresso, Dra Telma Florêncio.

Para o segundo dia do encontro (19) está prevista a apresentação de diversos casos clínicos sobre Retina. A partir das 9h10, Dr. Eduardo Cunha, realizará palestra sobre Os aspectos clínicos e fisiológicos da adesão vítreo retininana em diversas doenças da retina. As 9h30, Dr. Ricardo Japiassú, oftalmologista e especialista em Retina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro versará sobre a vitrólise química. Principais casos desafiadores também serão discutidos pelos especialistas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos telefones 3125-2626 e 303-2525. Podem participar médicos, estudantes de Oftalmologia. A abertura do encontro acontecerá as 18h30, do dia 18 de junho.

Mais Lidas